ConexãoIn

Sala do Coro do Teatro Castro Alves recebe “Fernando Pessoa – O Espetáculo”

 



“Fernando Pessoa – O Espetáculo!” aborda a obra do mais famoso poeta português Fernando Pessoa e estará em cartaz nos dias 08 e 09 de fevereiro de 2023, sempre às 20 horas na Sala do Coro do Teatro Castro Alves. 

Peça teatral sobre a obra poética de Fernando Pessoa traz em cena, o poeta Fernando Pessoa e seus heterônimos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, interpretado pelo ator e diretor baiano Marcos Machado.A grandeza de Pessoa será apresentada ao público em versos, prosa e música os poemas do ilustre poeta português. No palco, o brilhante e multiartista Marcos Machado, que dirige, fez a adaptação dos textos e interpreta Fernando Pessoa.

São 27 anos de existência do espetáculo, um dos mais longevo do teatro baiano, acumulando aplausos em vários palcos e cidades por onde já passou. Segundo Marcos Machado, interpretar o multifacetado poeta português é uma experiência de catarse, porque os textos o transporta ao universo de Pessoa, de uma maneira intensa e sempre como se fosse a primeira vez.

Além de Marcos, o espetáculo contará com a participação especial da grande atriz portuguesa Rita Ferraz que fará sua estreia aqui em Salvador.

A trilha sonora é assinada por Amadeu Alves, que empresta seu talento e experiência e dá ao espetáculo a sonoridade ao vivo e necessária ao entendimento do público, tanto para aqueles que já conhecem a obra do poeta, tanto para aqueles que não conhecem Fernando Pessoa.

Quem é Marcos Machado

Marcos Machado, que já a apresentou nos mais diversos palcos e em salas de aula das Redes Pública e Particular de Ensino. Ator e diretor da peça, Marcos Machado acredita que o mérito do seu projeto é unir a literatura e o teatro para juntas fazer o público “questionar, provocar, entreter e formar conhecimento”.

Quem é Rita Ferraz

Licenciada em Performing Arts (Film, TV & Stage) – Formação de Atores pela Universidade Nova de Buckinghamshire em Inglaterra (2017). Técnica Especialista em Exercício Físico (2020). Desenvolveu a sua prática de criação artística, personagem e movimento com Sarah Meadows, Catriona Craig e Irène Wernli. Participou em workshops com as companhias de teatro inglesas Frantic Assembly, Jan Lee & Tim Murray-Browne, Idle Motion Theatre Company e Paper Birds em ‘Physical Theatre’, ‘Immersive Theatre: Movement Alphabet’,‘Devised and Physical Theatre’ e ‘Verbatim Theatre’. Ingressou em seminários da Indústria do Teatro com o dramaturgo Alistair McDowall, Gaye Poole, Amy Enticknap, Adam Brown e Margaret Cabourn-Smith. Praticou Commedia Dell’Arte & Mask Technique com Jonathan Young e colaborou em projetos de Motion Capture e de Playback & Forum Theatre com a Oxfordshire Youth Arts Partnership. Como intérprete fez ‘Attempts on Her Life’ no Courtyard Theatre com encenação de Paul Edwards (2016) e em ‘Nursing Students’ sob a encenação de Nicholas Fryer no Centre of the Arts (2017). Co-criou e dirigiu a peça ‘Mnemonic’ estreada no Norden Farm Courtyard Theatre (2017) e, ainda no mesmo ano, concluiu a sua formação em Stage Combat pela British Academy of Dramatic Combat RC Annie em Londres. Em Portugal colabora com a companhia de teatro TAS e mais recentemente fez a peça ‘Cruz de Giz e outros Textos de Bertolt Brecht’ em Setúbal e apresentou a Web Séries do canal de Futebol Vsports. É presença assídua em anúncios televisivos e fez um pequeno papel na novela ‘Valor da Vida’, como enfermeira.

Quem é Amadeu Alves

Compositor, cantor, instrumentista nascido no poético bairro de Itapuã – Salvador – Bahia, em 40 anos de atividades culturais vem desenvolvendo seu trabalho e construindo redes com ações que contribuem para a produção, a preservação e crescimento de expressões artísticas em diversas frentes. Coordenou a Casa da Música da Bahia por 13 anos, idealizou e faz a direção musical das Ganhadeiras de Itapuã, e vem assinando diversas trilhas sonoras para circo, teatro, dança, atendendo o mercado com suas habilidades.  Atualmente trabalha com o seu próprio espaço cultural, a Casa Verde Itapuã.

Serviço

Data: 08 e 09 de fevereiro de 2023 às 20 horas na Sala do Coro do Teatro Castro Alves 

Realização: Instituto Cultural Lusófono & JM Produções

Ingressos: 20 reais ( Meia entrada) e 40 reais ( inteira )

POR: Rita Moraes
Publicado em 17/01/2023