ConexãoIn

Ripamento é a aposta forte de arquitetos em 2020

As ripas de madeira foram uma forte tendência em 2019 e seguem como aposta forte de 2020. O escritório THREE Arquitetura, comandado por Edilza Suzart e Felipe Cady, sempre antenado nas tendências, não poderia deixar de citar os ripados, grande aposta de arquitetos e decoradores para criar ambientes ecléticos e requintados.

“Usar ripamento na decoração é um recurso que deixa seu ambiente aconchegante, sofisticado e versátil. Além disso, ela possui uma beleza fascinante e permite compor a decoração de diferentes estilos”, afirma a arquiteta e paisagista Edilza Suzart.

Entre a diversidade de materiais que o mercado oferece, os mais utilizados são as ripas de MDF, madeira e de bambu. São peças estreitas e alongadas, que podem ser aplicadas tanto na vertical como na horizontal, auxiliando no aspecto de amplificação do ambiente.

Segundo o arquiteto Felipe Cady, “as tendências de móveis e imóveis mudam a cada ano, mas o item que atualmente ocupa o topo da lista da decoração, são as divisórias feitas de ripas de madeiras”.

As famosas ripas de madeira marcavam presença inicialmente nos jardins, mas atualmente elas são utilizadas na composição de móveis como cabeceiras, painéis, jardins verticais e divisórias internas, que contribuem para a divisão de ambientes possibilitando a passagem de iluminação e ventilação. Estes itens estão substituindo cada vez mais as paredes, conquistando lares e escritórios.

As ripas são poderosas aliadas na hora de valorizar a casa do cliente. Além de poderem funcionar como divisórias vazadas e aquecerem o ambiente, o sentido em que a ripa é posicionada pode aumentar o pé direito ou dar a impressão de que a sala (ou o ambiente) seja maior.

“Se o problema do espaço é o pé direito baixo, o truque é utilizar as ripas na vertical, isso dará a impressão que seu teto está muito mais distante”, afirma Edilza.

Por fim, as ripas podem se tornar um item quase que indispensáveis em alguns ambientes, são perfeitos para disfarçar as portas e dispensa os puxadores, dando um resultado mais uniforme e charmoso. A estratégia é perfeita para criar espaços de armazenamento ocultos das suas visitas. #conexaoin99#conectadocomanoticia

POR: Rita Moraes
Publicado em 10/01/2020