ConexãoIn

Rede Synapse lança “Abaixo-não-assinado” pela Educação básica de qualidade e alfabetização de todas as crianças até 2030

Não São Paulo, 01 de novembro de 2023 – Segundo o relatório divulgado recentemente pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a proporção de crianças de sete a nove anos de idade que não sabem ler nem escrever dobrou em quatro anos no Brasil. Com o objetivo de aumentar a qualidade da educação básica no país e lutar pela alfabetização de todas as crianças do país até 2030, a Rede Synapse – uma iniciativa empreendedora formada por professores que atuam no conceito de tecnologia social, voltada à melhoria do ensino no ciclo de alfabetização e Educação Infantil em regiões vulneráveis e de extrema pobreza, por meio de uma metodologia própria – lança a campanha “Abaixo-não-assinado”.
A apresentação da campanha acontece no dia 8/11, das 8h às 12h no Museu da Imagem e do Som (Av. Europa, 158 – Jd Europa – São Paulo) e trará palestras e debates com especialistas sobre o tema. O evento é gratuito e aberto ao público interessado, mediante inscrição pelo site da ONG.

A campanha é um chamado à sociedade com o intuito de promover e incentivar toda e qualquer iniciativa que apoie a educação básica de qualidade em todo o país. Ainda durante o evento, será apresentado o vídeo da campanha que mostra como seria um abaixo-assinado para representar milhões de pessoas que não podem ler e escrever seus próprios nomes.
O ator Thiago Lacerda, que há mais de duas décadas se envolve com causas do terceiro setor, será o mediador do painel “Por uma educação básica de qualidade no Brasil”, com a participação da fundadora e líder de Mobilização da Rede Synapse, Kiara Ramos; da ganhadora do prêmio LED em 2023 com seu projeto de educação antirracista na Bahia, Vitalina Silva, e da diretora da Faculdade do Educador (Feduc), Rosemary Hohlenwerger Schettini.
Na sequência, o painel “A força da comunidade – Como a metodologia Synapse vem transformando a educação básica no Brasil”, será apresentado por professores da Rede Synapse de seis estados do país.

Rede Synapse.
A Rede Synapse é uma iniciativa empreendedora de professores alfabetizadores, para construção de uma educação de qualidade para todas as crianças do Brasil, com a colaboração da sociedade. Esse grupo desenvolveu a metodologia em Santa Luzia do Itanhy (SE), em 2010, em parceria com o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), que desenvolve tecnologias sociais nas áreas de educação básica, educação empreendedora e saúde básica em comunidades.
A metodologia é focada na alfabetização e na Educação Infantil, considerando o contexto, a realidade e a vivência de cada aluno, criada para alcançar os municípios mais negligenciados do país.
A Rede Synapse atua para ser referência nacional em alfabetização até 2025. Seus professores são comprometidos com o propósito de construir, aplicar, avaliar e aperfeiçoar continuamente essa metodologia exclusiva e inovadora, adequada à realidade da educação do Brasil.
O diferencial do método é a forma como organiza os conteúdos para as aulas dentro de uma rotina que atua nos objetivos de aprendizagem da matriz Synapse, sempre correlacionados com as habilidade e competências de cada ano/série previstos na Base Nacional Comum Curricular- BNCC. Atualmente, a metodologia Synapse está em 38 municípios brasileiros de 6 estados e conta com 1.918 professores certificados.
“A campanha Abaixo-não-assinado é um movimento possível contra o analfabetismo infantil. Podemos e queremos apoiar todas as iniciativas com esse propósito. A metodologia Synapse pode ser esse apoio e traz o professor como protagonista da transformação, colaborando para que ele possa criar conteúdos adequados à realidade dos alunos, o que gera mais engajamento e mais crianças alfabetizadas”, Kiara Ramos.

Serviço:

Agenda

8h – Recepção e café
9h – Abertura e exibição do filme Abaixo Não-Assinado
9h15 – História da Rede Synapse com Saulo Barretto
9h30 – Por uma Educação Básica de Qualidade no Brasil
Painel com Thiago Lacerda, Rosamary Schettini, Vitalina Silva e Kiara Ramos
10h30 – A Força da Comunidade: como a Rede Synapse vem transformando a Educação Básica no Brasil
Cases e Experiências de Professores Synapse
11h – Apoiadores dessa causa
11h40 – Apresentação da Rede Synapse
11h50 – Exibição do Manifesto
12h – Encerramento

Inscrições pelo link (Rede Synapse)

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 03/11/2023