ConexãoIn

Realizada pela UNICAMP, a Olimpíada Nacional em História do Brasil terá representantes da Bahia

A 1ª etapa da 14ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil – ONHB –, organizada pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP -, terá início na próxima segunda-feira (02/05) e vai até sábado (07/05). No exame nacional, a Bahia será representada por 39 estudantes, do 9º Ano do Ensino Fundamental até a 3ª Série do Ensino Médio. Um número recorde, comparado aos anos anteriores. Em 2021, apenas seis alunos foram inscritos.

Ao todo, 13 equipes com três integrantes vão participar e representar o Estado na olimpíada, todos do Colégio Cândido Portinari. “A Olimpíada Brasileira em História do Brasil possui uma enorme importância para esses estudantes, pois para muitos, trata-se do primeiro contato com a pesquisa. São experiências como essa que o aluno aprende a sistematizar o conhecimento. A longo prazo, possui um excelente impacto, pois na universidade os estudantes já estarão habituados à pesquisa e encaminhados para a produção científica”, afirma o professor de História do Colégio Portinari, João Marques.

Reunindo estudantes de todo o Brasil, a 14ª edição da ONHB terá ao todo seis etapas, todas online e na plataforma dos organizadores. Após as fases de provas pela internet, será realizada uma etapa final, presencial, em Campinas-SP. Em edições anteriores, os estudantes do Colégio Portinari chegaram até a 6ª etapa em duas ocasiões, 2017 e 2020, e na 5ª etapa em três, 2018, 2019 e 2021.

“A expectativa para esse ano é a melhor possível. Com o retorno das aulas presenciais e do contato mais próximo com o professor, sinto os alunos mais engajados e interessados em performar bem. Para se ter uma ideia, encontros no colégio estão sendo realizados e um grupo de WhatsApp para orientações e esclarecimento de dúvidas foi criado. Trata-se de um ambiente 100% dedicado às olimpíadas”, comenta o professor João.

Prêmios 

Na ONHB, os estudantes inscritos na competição recebem um certificado de participação, atestando a sua participação até o momento em que ela ocorreu. Já os mais bem posicionados vão receber medalhas de ouro, prata ou bronze. Outra novidade fica por conta da oportunidade de ingressar no curso de História da Unicamp. Os medalhistas vão fazer uma prova adicional e concorrer a duas vagas na universidade.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil – ONHB

Criada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, a ONHB é realizada por docentes e discentes de graduação e pós-graduação da instituição. Estudantes de escolas de todo Brasil podem participar, desde que estejam no 9º ano do Ensino Fundamental ou na 1ª à 3ª série do ensino médio. Mais informações no site www.olimpiadadehistoria.com.br

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 03/05/2022