ConexãoIn

Projetos Referência e Rato de Tatame oferece aulas gratuitas para jovens e adolescentes

Oferecer uma oportunidade para que crianças e adolescentes da periferia conheçam o universo do esporte. Foi com esse objetivo que nasceram os projetos Referência e Rato de Tatame, que oferecem aulas de Jiu-Jitsu gratuitas para jovens de Salvador. Localizadas respectivamente nos bairros de Paripe e Nova Brasília de Itapuã, ambas as iniciativas estão fomentando o benefício das artes marciais dentre este público e apresentando o Jiu-Jitsu como uma forma de alcançar o equilíbrio entre corpo e mente.

Criado em 2015, o Projeto Referência é liderado pelos mestres Álvaro Nobre e Victor Almeida, ambos faixa-preta de Jiu-Jitsu. A iniciativa oferece aulas com taxa mensal de apenas R$ 30 para ajudar nos custos de manutenção da academia. De acordo com Nobre, o trabalho do Projeto Referência começou com foco em crianças, com o objetivo de apresentar o esporte como estilo de vida. “Comecei a fazer esse trabalho, que vai até hoje com a finalidade de mostrar o esporte para esse público. Estamos agregando valores dentro da arte suave, buscando fomentar bons atletas”, explica.

Para Almeida, o projeto social tem sido importante para fomentar também o caráter dos jovens apoiados. “O Referência é mais do que uma equipe ou uma família, é um modo de viver. A política do Referência é fazer um bom Jiu-Jitsu, construindo e preservando valores como educação, empatia, respeito e solidariedade”, conta.

O Projeto Rato de Tatame, criado no ano passado, segue o mesmo objetivo de fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes da região de Nova Brasília de Itapuã. Para Lucas Dias, líder do Rato de Tatame, a iniciativa está levando a arte suave para a comunidade. “Uma frase que representa o projeto para mim é levar o esporte para além da defesa pessoal. Temos a satisfação de passar amor, carinho e segurança para os alunos. No projeto Rato de Tatame, nossas crianças aprendem o respeito e a honestidade. E usamos o Jiu-Jitsu como ferramenta de educação”, reforça.

Esse sentimento é vivenciado por quem é apoiado pelo projeto. É o caso de Evandro Fernandes, 12, que conta o motivo pelo qual frequenta as aulas: “gosto muito do projeto Rato de Tatame porque mudou a minha vida e a dos meus amigos”.

Em 2021, os projetos passaram a contar com o apoio da marca Zeux, empresa baiana especializada em artigos esportivos e com foco em roupas e acessórios para Jiu-Jitsu. Agora, uma porcentagem de todos os produtos vendidos pela Zeux é encaminhada para o Referência e para o Rato de Tatame, contribuindo para adaptação dos espaços para receber o público e despesas com campeonatos, aulas e manutenção.

“O Jiu-Jitsu salva vidas e transforma. É um esporte que ensina o praticante a andar no caminho do meio, o caminho do equilíbrio. Diante de tudo que vivemos hoje, com tanta violência e cada vez menos educação de qualidade, precisamos de alternativas e mais oportunidades para nossas crianças e adolescentes. A Zeux entende que através do Jiu-Jitsu esse público pode ser instruído a seguir o caminho da disciplina, cuidado com a mente, corpo e solidariedade. Isso é ensinado todos os dias no tatame. Para nós, apoiar projetos que ensinem a arte suave reforça nossa conexão com o esporte e o desejo de construir uma sociedade melhor para todos”, explica Rafael Sampaio, CEO da Zeux.

Sobre a Zeux

Há dois anos no mercado, a Zeux é uma fightwear especializada em kimonos, roupas e acessórios para a prática do Jiu-Jitsu. Com fabricação própria e peças estilizadas, a Zeux tem o ciclo de produção planejado de forma consciente para que o Jiu-Jitsu ajude no equilíbrio entre consumo e natureza.

Trazendo o mundo da moda à serviço do esporte, a Zeux tem como carro-chefe os kimonos produzidos totalmente em solo baiano. Peças resistentes que combinam qualidade com preço justo. A marca também foca sua atuação em roupas casuais para que os praticantes carreguem no peito, ao enfrentarem as batalhas diárias de treinamento, a sua paixão pelo esporte e se mantenham conectados com o lifestyle de quem vive o tatame.

#conexaoin99

#conectadocomanoticia

#esporte

POR: Rita Moraes
Publicado em 26/05/2021