ConexãoIn


Programação infantil da 3ª FLIPF conta com apresentação musical e contação de histórias

A programação do Ninho FLIPF está recheada de atividades lúdicas e educativas para os pequenos de 0 a 12 anos se divertirem durante a Festa Literária Internacional da Praia do Forte. Inspirado na eclosão dos ninhos de tartarugas marinhas nas areias quentes da região, o espaço tem como objetivo promover um lugar de estímulo para as crianças.

“A programação do Ninho é construída para democratizar e incentivar a literatura para o público infantil, integrando também a comunidade escolar através da leitura e das artes, promovendo ações como contação de histórias, lançamento de livros, bate-papo com autores e apresentações artísticas infantis”, explica Vanessa Vieira, diretora da FLIPF.

Começando sempre a partir de 9h30, as atividades infantis se estendem também pelo turno da tarde, de sexta a domingo (5 a 7 de agosto). Nos três dias, os pequenos poderão conferir espetáculos musicais com o grupo PUMM – Por Um Mundo Melhor, numa apresentação artística recheada de histórias, brincadeiras e aprendizados sobre o que as crianças podem fazer por um mundo melhor. A programação também conta com outras atividades lúdicas e educativas, como a leitura da história “Totonha”, do livro Contos Negreiros de Marcelino Freire, pelo grupo Irmandade da Palavra, formado por mulheres da cidade de Cachoeira, além do lançamento de livros e contação de histórias com o autores Deko Lipe, Rafael Morais, Enéas Guerra e Antonio Miranda.

A 3ª edição da FLIPF é um evento gratuito e acontecerá de 4 a 7 de agosto no Castelo Garcia D’Ávila, em Praia do Forte.

 

Confira a programação completa abaixo:

Sexta-feira, 05 de agosto

Contação de história e Conversa com a autora Ladjane Alves Sousa

Hora: 9H30

Contação de história e conversa com a escritora e Doutora em Educação, Ladjane Alves Sousa. Livros “Mãe de Luza”, “Reis”, “Gordinhas”, e “Modos de fazer cultura e memória da escolarização primária na Bahia” (Oferecimento: Edufba)

Contação de História e Sessão de autógrafos com Emília Nunez e Estevam Dantas

Hora: 10H30

Livro “Cartas para o futuro” – Nessa história cheia de protagonismo, Lua e as Meninocas mobilizam toda a criançada a levantar seus cartazes e lutar por um futuro melhor.

Espetáculo musical com o grupo PUMM – Por Um Mundo Melhor 

Hora: 11H30

Apresentação artística recheada de histórias, brincadeiras e aprendizados e estímulos ao que as crianças podem fazer por um mundo melhor.

Contação de História com Irmandade da Palavra (Cachoeira-BA)

Hora: 14H30

História “Totonha”, do livro navio negreiros de Marcelino Freire (Oferecimento: Editora Cartonera das Iaiá)

Espetáculo musical com o grupo PUMM – Por Um Mundo Melhor

Hora: 15H30

Apresentação artística recheada de histórias, brincadeiras e aprendizados e estímulos ao que as crianças podem fazer por um mundo melhor.

Contação de histórias “Essa toalha tem estória” com Sálua Chequer e Igor Reis 

Hora: 16H30

Contação de histórias musicada “Essa toalha tem estória” com a pesquisadora de Cultura Popular Sálua Chequer e o músico Igor Reis 

Sábado, 06 de agosto

Contação de História com Moina Bartilotti

Hora: 09H30

Livro “O Piquenique de Platão Tão Tão” – Uma versão livre “O Banquete” de Platão, que tem como proposta inserir as crianças no universo da Filosofia Grega de Platão, de forma lúdica e divertida.

Oficina de ilustração e Conversa com a artista plástica Íris Pirajá

Hora: 10H30 

Livro “Poeminhas Naturais” – Uma coletânea de poemas do escritor Fernando Pessoa sobre temas ligados a natureza para o universo infantil, ilustrado por íris Pirajá, que cria um cenário mágico para a poesia do gênio português. (Oferecimento: Caramurê Editora)

Oficina de criação artística infanti com Luiza Meirelles

Hora: 11h30

Oficina “Um esqueleto para a sua história” – com a escritora mirim Luiza Meirelles 

Lançamento de Livro e Contação de História com Deko Lipe

Hora: 14h30

Lançamento de Livro “O brincoder de Pepe” – Uma deliciosa história sobre o poder de brincar! e Contação de História com ator, escritor e criador de conteúdo literário Deko Lipe – (Oferecimento: Primeira Orelha) 

Apresentação artística com Teatro Griô

Hora: 15h30

Apresentação artística “Sessão de histórias e cantigas” com o grupo de teatro Griô. Mitos e contos populares de tradição afro-brasileira, indígena e ibérica se misturam a cantigas executadas ao vivo. A ideia do espetáculo é fazer o público refletir sobre sua presença no mundo cantando junto com os narradores.

Lançamento e Leitura com Rafael Morais

Hora: 16h30 

Lançamento e Leitura do livro “As Aventuras do Cágado Ajapá”, com o autor Rafael Morais. “As Aventuras do Cágado Ajapá” é uma obra de literatura infanto-juvenil que reúne seis histórias marcadas fundamentalmente pela tradição ancestral da oralidade de matriz africana e indígena.

Lançamento e Leitura com Enéas Guerra e Antonio Miranda

Hora: 17H00

Lançamento e Leitura musicada – A união faz a Colcha. (Oferecimento: Solisluna Editora)

E os retalhos, de onde vêm? Vêm de lugares e de pessoas diferentes. Cada uma com seu jeito de vestir; cada costura, com seu jeito de unir; cada cor, com sua maneira de colorir. Desfilam harmonia numa colcha de retalhos, cobrindo, com um manto de alegria, os diferentes que fazem do seu dia a dia o bem viver de uma cidade.

Domingo, 07 de agosto 

Contação de história e Conversa com autora, Lulu Lima

Hora: 10h00 

Contação de história e Conversa com a escritora, editora e estudiosa da Cultura da Infância, Lulu Lima, fundadora da Mil Caramiolas.

(Oferecimento: Editora Mil Caramiolas )

Oficina de criação artística infantil, com Laura e Joana Ferreira (Melaninas Sapiência)

Hora: 11h00 

Oficina guiada em que o público infantil presente possa dar continuidade a uma estória previamente iniciada pelas Melaninas, trazendo elementos e cuidados com as questões de preconceito racial na infância, utilizando a técnica da estória de griô. 

Contação de história e Conversa com autora Denizia Kawany Fulkaxó

Hora: 14h00

Conto indígena de Mydzé, uma indiazinha que toma conhecimento sobre o Marco temporal. Uma história bonita, forte e traz o momento político que os povos indígenas estão vivendo com o Marco temporal.

Conversa com autor Carlos Leal e Leitura

Hora: 15h00

Conversa com autor e Leitura  – “Histórias de Dona Miúda – A Rainha do Forró”, de autoria do jornalista e escritor baiano Carlos Leal e com belas ilustrações da artista plástica sergipana Ana Denise, é um livro infantojuvenil escrito a partir da pesquisa que o autor vem fazendo para um livro biográfico sobre a cantora Clemilda. O prefácio é de Mabel Veloso. (Oferecimento: Pinaúna Editora).

Conversa com autor Alessandro Marimpietri

Hora: 16h00

Conversa com o psicólogo e escritor Alessandro Marimpietri sobre “A Leitura em Família” e Leitura do Livro “Quando Somos um Só” (Oferecimento: Solisluna Editora). Inspirado na experiência de cumplicidade e afeto na relação do autor, Alessandro Marimpietri, e seu filho Lucca, este livro lança luz sobre o relacionamento dos pais com seus filhos, permitindo a ambos o crescimento e a compreensão profunda da vida e de seus significados simbólicos. 

POR: Rita Moraes
Publicado em 26/07/2022