ConexãoIn


Premiado em Cannes, filme apresenta uma sociedade iraniana complexa e ambígua

Diretor de dois filmes ganhadores de Oscar de melhor produção em língua estrangeira (“A Separação” e “O Apartamento”, também indicado na categoria roteiro original), além de prêmios nos Festivais de Berlim e Cannes, o iraniano Asghar Farhadi, volta à sua terra natal, depois de filmar na Espanha, para o drama de suspense UM HERÓI, que, no Festival de Cannes deste ano, ganhou o Grande Prêmio do Júri e o Prêmio François Chalais, conferido a filmes com valor afirmativos sobre a vida e o jornalismo. O longa que foi exibido na 45a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e no Festival de Cinema do Rio, estreia nos cinemas brasileiros no dia 28 de julho.

UM HERÓI será lançado no Brasil pela Califórnia Filmes. 

Sinopse

Rahim está preso por causa de uma dívida que não conseguiu pagar. Durante uma condicional de dois dias, ele tenta convencer seu credor a retirar a queixa, se conseguir pagar parte do que deve. Mas as coisas não saem como planejadas. 

Ficha Técnica

Direção: Asghar Farhadi

Roteiro: Asghar Farhadi

Produção:  Alexandre Mallet-Guy, Asghar Farhadi

Elenco: Amir Jadidi, Mohsen Tanabandeh, Sahar Goldust, Fereshteh Sadre Orafaiy, Sarina Farhadi, Ehsan Goodarzi, Alireza Jahandideh, Maryam Shahdaei

Direção de Fotografia: Ali Ghazi

Desenho de Produção: Mehdi Mousavi 

Montagem: Haydeh Safiyari 

Gênero: drama, suspense

País: Irã, França 

Ano: 2021

Duração: 127 min.

POR: Rita Moraes
Publicado em 22/07/2022