ConexãoIn

Potência Tech: iFood oferece 50 mil bolsas de programação e games para inclusão tecnológica no Brasil

 

O iFood, empresa brasileira de tecnologia, e a DIO, plataforma de educação tech, acabam de anunciar a abertura de 50 mil bolsas, 100% gratuitas, para o Potência Tech, iniciativa do iFood que oferece bolsas de estudo em instituições parceiras, além de uma plataforma online com trilhas educacionais gratuitas, que tem como foco a democratização do acesso à educação tecnológica e na empregabilidade de grupos sub-representados no mercado de tecnologia, como mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTQIAPN+.

“Acreditamos que a formação de grupos sub-representados em tecnologia é um caminho promissor para enfrentarmos a desigualdade social. Ao oferecermos às pessoas de baixa renda a oportunidade de se qualificarem para ingressar no mercado de trabalho, abrimos novas possibilidades de carreira e impulsionamos o futuro profissional dessas pessoas, as apoiando para que prosperem. Por isso, colocamos o fomento à educação como pilar central e fundamental para gerar impacto positivo na sociedade”, afirma Gustavo Vitti, VP de pessoas e sustentabilidade do iFood.

O bootcamp em parceria com a DIO apresenta duas trilhas de aprendizagem, cada uma delas projetada para abordar diferentes aspectos da programação e da tecnologia. A primeira trilha – Desenvolvimento de Jogos -, explora o mundo da programação através do desenvolvimento de jogos utilizando a linguagem Javascript. Com o foco na aprendizagem lúdica e criativa, os participantes terão a chance de criar seus próprios jogos básicos e práticos ao longo do curso. Além disso, a trilha inclui desafios de código estimulantes que servirão como uma valiosa adição ao portfólio de cada desenvolvedor.

Já a segunda trilha – Programação do Zero – é indicada para aqueles que estão dando seus primeiros passos no mundo da programação e tecnologia, e oferece uma abordagem básica focada na lógica de programação. Os participantes terão a oportunidade de compreender os conceitos fundamentais por trás da programação, bem como o funcionamento das aplicações tecnológicas. Esta trilha é ideal para quem deseja estabelecer bases sólidas para uma carreira promissora no campo da tecnologia.

Com duração de 12 semanas e carga horária de 64 horas, ambas as trilhas são especialmente projetadas para iniciantes, proporcionando um ambiente de aprendizado acessível para aqueles que estão entrando no mundo da programação pela primeira vez. As 50 mil bolsas de estudo são voltadas para pessoas de todas as regiões do Brasil com renda familiar mensal de até dois salários mínimos. Para ser elegível à bolsa, é necessário ter mais de 18 anos, fazer parte de grupos sub-representados e/ou comprovar vulnerabilidade socioeconômica.

“Estamos muito felizes em realizar mais esta parceria com o iFood. Nossa missão é garantir que todos tenham acesso ao conhecimento para evoluir no mercado de tecnologia, que está em constante transformação”, comenta Iglá Generoso, CEO da DIO.

Para Adélia Carvalho, 22 anos, moradora de Piracuruca, Piauí, o Potência Tech iFood significou a porta de entrada para o mundo da tecnologia. “Por meio do programa tive meu primeiro contato com a linguagem de programação. Me desenvolvi bastante durante esse período, fui exposta a problemas e situações que eu desconhecia. Durante o bootcamp, nós tínhamos acesso a um fórum no qual trocávamos informações e dúvidas com outros participantes. Foi uma experiência muito engrandecedora”, afirma a estudante.

O período de inscrições para o Potência Tech iFood vai até 29 de outubro.

Os interessados podem se inscrever através do link.

Sobre o Potência Tech

O Potência Tech é uma plataforma criada pelo iFood com o objetivo de incluir mais pessoas de grupos sub-representados e de baixa renda no universo da tecnologia. Para isso, apoia a capacitação dessas pessoas em tecnologia ao oferecer cursos gratuitos e bolsas de estudos para formação na área, além de oferecer trilhas de empregabilidade, impulsionando a inserção de grupos diversos no mercado de trabalho.

Criado em outubro de 2021, o programa faz parte de uma série de ações do iFood para apoiar o compromisso da empresa de formar e empregar 25 mil pessoas de públicos sub-representados na área.

Desde o seu lançamento, a iniciativa já contou com investimento de R$ 5 milhões, que viabilizaram mais de 30 mil bolsas gratuitas, disponibilizadas entre outubro de 2021 e abril de 2023. Neste período, mais de 60 mil pessoas de perfis sub-representados ou de baixa renda já se inscreveram no Potência Tech e mais de 2 mil pessoas conseguiram se colocar no mercado impulsionadas pelo programa.

Mais informações em: Link

Sobre a DIO – Fundada em 2018, a DIO é a primeira plataforma Open Education brasileira que tem como objetivo democratizar o conhecimento em desenvolvimento de software e tecnologias exponenciais para acelerar a formação de mais de 5 milhões de talentos digitais, conectando-os com grandes oportunidades que potencializam o desenvolvimento socioeconômico regional. Atualmente o ecossistema da startup conta com mais de 1 milhão de profissionais de tecnologia, 1.000 instituições de ensino, 2.000 embaixadores, 500 experts e mais de 1.000 empresas conectadas por meio dos programas educacionais.

Sobre o iFood

O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia, que aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo.

 

Com mais de 70 milhões de pedidos mensais, o iFood atua com inteligência de negócio e soluções de gestão para promover e desenvolver um ecossistema de mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados, 200 mil entregadores conectados em mais de 1700 cidades em todo o Brasil. Há 11 anos no mercado, a empresa vai além do food delivery e cresce também em negócios de Mercado, Fintech e Benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros. O iFood conta com um importante investidor também brasileiro, a Movile.

 

Para mais informações sobre o iFood, suas novidades e a nossa fome de alimentar o mundo, acesse o iFood News.

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 01/10/2023