ConexãoIn

Portobello Resort & Safári recebe programa de equoterapia para crianças com necessidades especiais em iniciativa da Prefeitura de Mangaratiba

A fazenda do Portobello Resort & Safári tem sido palco de um programa inovador e gratuito de equoterapia (terapia com equinos) da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Mangaratiba (RJ), desenvolvido para atender crianças e adolescentes com necessidades especiais, matriculados na rede de ensino, pública ou particular, do município. Os jovens frequentam semanalmente a fazenda do Portobello para participar da terapia com cavalos, que tem se revelado um sucesso para o desenvolvimento cognitivo e motor de pessoas com necessidades especiais.

Com todos os protocolos adaptados à situação da pandemia, as crianças são atendidas pela equipe do Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico (CEMAP), com o suporte de profissionais de fonoaudiologia, psicopedagogia e fisioterapia.

De acordo com o veterinário do Portobello Resort & Safári, Bruno Rocha, os cavalos que participam da equoterapia precisam ser selecionados cuidadosamente: “Além de estarem saudáveis, que é imprescindível, eles precisam exercer as funções de trote e marcha, ou até mesmo galope. O cavalo também precisa ser manso para garantir a segurança dos pacientes e facilitar o trabalho dos profissionais no uso dos acessórios durante a terapia”.

Para complementar a equoterapia, o CEMAP ainda oferece aos pacientes a Terapia Assistida por Animais (TAA), que é uma atividade realizada na Fazendinha do Portobello e possibilita a interação direta das crianças com diferentes espécies.

A responsável pelo CEMAP, Cristileine Pereira da Silva Portugal, destaca que a equoterapia é um método terapêutico e educacional. “Ela oferece uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial das pessoas com necessidades especiais”, explica Cristileine.

Para participar do programa, a criança deve ter o encaminhamento médico (de neurologista ou psiquiatra), ser matriculada na rede de ensino local e passar pela avaliação da equipe multidisciplinar do CEMAP. Também é importante que os pais tenham a disponibilidade para levar seus filhos para a realização do tratamento.

Sobre o Portobello Resort & Safári

 Localizado em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro, o Portobello Resort & Safári é um resort all-inclusive que conta com 152 apartamentos. É o único resort do Brasil que tem um safári para a observação de animais, além de uma mini-fazenda. São mais de 500 animais que vivem ao ar livre, na natureza. O hotel é acessível para cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e pais com carrinhos de bebê e oferece atrativos para todas as idades, incluindo sauna, restaurantes, piscina natural, boliche, bicicletas, sorveteria e um mini-clube com recreação infantil totalmente renovado.

As reservas podem ser feitas pelo site https://portobelloresort.com.br/ ou na central telefônica 4020-8005.

#conexaoin

#conectadocomanoticia 

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 15/09/2021