ConexãoIn

Pedro Luís lança versão atualizada de “Caio no Suingue” com participações de Késia e Caio Prado

O cantor e compositor Pedro Luís entrou em estúdio para gravar uma nova versão de um de seus maiores sucessos, “Caio no Suingue”, registrado originalmente no álbum “Astronauta Tupy”, de Pedro Luís e a Parede (1997). Com produção de Yuri Queiroga e lançamento da gravadora Deck, a faixa está disponível nos aplicativos de música nesta sexta, 27 de agosto, e tem as participações de Késia e Caio Prado. 

Há um tempo Pedro estava incomodado com um trecho da letra que dizia “a coisa está pra lá de preta”. A vontade de fazer essa correção já era grande e, quando o XP Games pediu a música para estar em uma playlist, veio o desejo de finalmente realizá-la. “Isso não cabe mais e é preciso que estejamos atentos a heranças de um racismo estrutural muito forte, que acabam indo parar na linguagem cotidiana. No esteio dessa mudança, fiz algumas alterações dentro desse momento-oração da letra, que contempla também pautas identitárias, tão massacradas em tempos de retrocessos de viés fascista. É preciso nos colocarmos em sintonia e buscarmos fortalecimento coletivo para enfrentar as desigualdades em todos os campos”, comenta ele. 

Para deixar a nova versão ainda mais forte, Pedro Luís chamou Késia e Caio Prado para dividirem os vocais com ele. “Os dois têm vozes incríveis, não só artisticamente, mas pelo que representam”, justifica. Kesia conta como foi a experiência: “Fiquei feliz com o convite do Pedro. Uma honra! Muito importante a mudança que foi feita na letra, de maneira que corrige uma expressão estruturalmente racista. É bom seguir acreditando na força da nossa arte, no poder que a música tem de transformar o mundo e a nós mesmos”, declara ela.

Para Caio, cantar com Pedro Luís foi a realização de um desejo antigo. “Sempre quis trabalhar com Pedro, admiro muito ele, assim como a Késia. Adorei estar com eles nessa gravação, que deu novo frescor para esse hit, que traz samba e funk na levada, uma letra que é um mantra e agora ganhou essa versão super moderna”, finaliza ele.

FICHA TÉCNICA

SINGLE – CAIO NO SUINGUE (Pedro Luís)

Pedro Luís: voz e violão

Késia: voz

Caio Prado: voz

Yuri Queiroga: beat, samplers, percussão, baixo, guitarra e cavaquinho | Aláfia Musical (PE)

Produzido por Yuri Queiroga (PE)

Gravado por Matheus Gomes e Yuri Queiroga

Mixado por Vitor Farias

Masterizado por Matheus Gomes

LETRA

Caio No Suingue (Pedro Luís)

Eu caio no suingue pra me consolar

É que essa vida não tá mole

E eu faço assim para me segurar

Esse funk é tiro de canhão

Rajada de metralhadora, que situação

Esse país na emboscada

E a mais injusta divisão

Com a boca escancarada

Faço esse protesto em forma de oração

 

Axé mãe

Filhas primas

Espírites que habitam o planeta

Façam votos

Criem versos tomem atitudes

Pra mudar a coisa que já tá pra lá de treta

Eu tô cantando, você dirigindo

O outro tá rezando

Alguns se divertindo

Muitos precisando, poucos conseguindo

Se todos realizam algo

O mundo segue seu caminho

POR: Rita Moraes
Publicado em 27/08/2021