ConexãoIn

Oito em cada dez cargos apresentaram aumento salarial acima da inflação, aponta pesquisa

 

Oito em cada dez cargos apresentaram aumento acima da inflação, aponta pesquisa recente realizada pela Michael Page, uma das maiores consultorias especializadas em recrutamento de média e alta gerência, parte do PageGroup. De acordo com o Estudo de Remuneração Michael Page 2024, 13 de 15 segmentos (Seguros, Secretariado, Tecnologia da Informação, Logística, Recursos Humanos, Marketing, Jurídico, Vendas, Financeiro, Agro, Engenharia, Construção e Bancário) figuraram entre os contemplados num período marcado pela instabilidade e leve recuperação da economia.

O levantamento revela ganho real salarial em 82% dos cargos avaliados, enquanto 12% dos cargos avaliados não apresentaram mudança de um ano para o outro. Aqueles que registraram queda somaram 6% das posições. Dos 1453 cargos analisados, os aumentos que se destacam são: 100% para o cargo de especialista em Robot Process Automation (Tecnologia), 25% para o cargo de Gerente de Qualidade no setor petroquímico (Engenharia) e CFO (Finanças), com um aumento de 21%.

 

“A economia ainda está relativamente instável e com sinais graduais de recuperação. Essa retomada, mesmo que tímida, traz confiança às empresas e investidores, gerando mais empregos e uma maior renda. Isso garantiu, também, uma maior estabilidade para o horizonte de investimentos. Essas conquistas ajudam tanto na atração e engajamento de profissionais como também na melhoria do clima organizacional”, explica Ricardo Basaglia, CEO do Michael Page no Brasil.

Para elaborar o estudo, a Michael Page consultou, neste ano, cerca de 10 mil profissionais e empresas de todo o Brasil para entender quais são suas reais impressões sobre o mercado atual. Os executivos consultados ocupam cargos que vão desde posições de suporte à gestão até diretoria. A empresa procurou entender como os profissionais enxergam sua carreira, a posição do empregador no seu desenvolvimento profissional e outros fatores que completam a remuneração.

Apartir dessa consulta, a companhia conseguiu traçar a remuneração mensal de 1453 cargos em 15 setores (Agronegócio, Bancos e Serviços Financeiros, Engenharia e Manufatura, Finanças, Jurídico, Logística e Operações, Marketing e Digital, Propriedade e Construção, Saúde e Ciências, Recursos Humanos, Secretariado e AdministrativoSeguros, Tecnologia da Informação, Varejo e Vendas). Os cargos foram listados em faixas salariais mensais que variam de acordo com a experiência do profissional (analistas júnior, pleno, sênior, coordenador, gerência e diretor) e porte da empresa (pequeno, médio ou grande).

13 de 15 setores estão com remunerações em alta 

A maior parte dos setores pesquisados apresentaram mais cargos com alta na média salarial, segundo o Estudo de Remuneração Michael Page 2024. Estão nesta lista os segmentos Agronegócio, Bancos e Serviços Financeiros, Engenharia e Manufatura, Finanças, Jurídico, Logística e Operações, Marketing e Digital, Propriedade e Construção, Recursos Humanos, Secretariado & AdministrativoSeguros, Tecnologia da Informação e Vendas. Já os setores que se destacaram pela estabilidade salarial foram Varejo e Saúde.

 

Também foi feita a análise dos cargos por setor para entender o percentual de profissões contempladas pela remuneração em alta ou estável:

Em alta

Secretariado — 100% dos cargos tiveram aumento

Jurídico — 100% dos cargos tiveram aumento

Saúde — 100% dos cargos tiveram aumento

Propriedade e Construção – 94% dos cargos tiveram aumento

Engenharia — 91% dos cargos tiveram aumento

RH — 85% dos cargos tiveram aumento

Agro — 78% dos cargos tiveram aumento

TI — 76% dos cargos tiveram aumento

Logística — 72% dos cargos tiveram aumento

Bancário — 70% dos cargos tiveram aumento

Seguros — 68% dos cargos tiveram aumento

Marketing — 61% dos cargos tiveram aumento

Finanças — 57% dos cargos tiveram aumento

Vendas – 53% dos cargos tiveram aumento

 

Estável

Varejo — 71% dos cargos tiveram aumento

Saúde e Ciências — 49% dos cargos tiveram aumento

 

Veja abaixo mais alguns resultados do Estudo de Remuneração Michael Page 2024:

 

 

 

 

Sobre a Michael Page

 

Parte do PageGroup, a Michael Page é um dos maiores players mundiais em recrutamento de especialistas e gestores em níveis de alta e média gerência. Conta com mais de 26 áreas de atuação, dentre elas apresenta soluções na área de tecnologia e recrutamento com foco na diversidade e inclusão.

Com uma gama soluções para recursos humanos, o PageGroup é um grupo inglês listado na bolsa de valores de Londres e está presente em 37 países. Atualmente, seus mais de 9 mil colaboradores atuam em diferentes culturas e mercados, o que contribui para seu conhecimento em 3 esferas: global, regional e local. No Brasil desde 2000, os consultores espalhados pelo país em nossos cinco escritórios (São Paul, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba e Recife) já realocaram mais de 40 mil profissionais em todo o país.

 

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 05/12/2023