ConexãoIn

O que vem por aí no CCBB em 2022… Programação destaca exposições e peças de teatro nacionais e internacionais

Em 32 anos de história e localizado no histórico nº 66 da Rua Primeiro de Março, no centro do Rio de Janeiro, o Centro Cultural Banco do Brasil celebra mais de 50 milhões de visitas ao longo da jornada. Além disso, a sede da cultura BB é um marco da revitalização do centro histórico local e mantém uma programação plural, regular e acessível.

Em 2022, essa história vai continuar com uma programação de qualidade para levar arte e cultura para os cariocas e visitantes da cidade maravilhosa.

Para Sueli Voltarelli, gerente geral do CCBB RJ: “seguimos confiantes que este será um ano de retomada para a cultura. Queremos oferecer uma programação forte, com a qualidade CCBB, sempre acessível, valorizando a arte brasileira e oferecendoa oportunidade de novos encontros com acervos, artistas e autores internacionais.

Ideias: O Legado de Giorgio Morandi continua na programação até o fim de fevereiro. Com curadoria de Gianfranco Miraniello, Alberto Salvadori e colaboração do Museu Morandi de Bolonha, na Itália. A exposição conta com obras inéditas no Brasil além do contraponto de artistas contemporâneos.

Leandro Erlich – A Tensão é o primeiro projeto a iniciar em 2022 no Rio de Janeiro. Um conjunto de 20 obras do argentino vai mexer com a forma em que vemos o prédio do CCBB. Barco e elevador flutuantes, janelas para jardins  imaginários e até mesmo uma piscina em que o visitante fica submerso sem se molhar são alguns dos destaques dessa exposição assinada por um dos nomes mais provocativos da arte contemporânea, Leandro Erlich.

Em março é a vez do franco-russo Marc Chagall. Considerado um dos mais importantes artistas do século XX, o artista vai ganhar uma exposição com 186 obras organizada especialmente para o Brasil.

Em abril, a mostra Movimento Armonial – 50 anosrelembra essa iniciativa artística que buscava criar uma arte erudita através de elementos da cultura popular nordestina.

No teatro, Iolanta: A princesa de vidro chega nas férias de janeiro para apresentar o mundo sensorial de Iolanta, uma princesa que cresce sem saber que é cega. Superprotegida pelo rei e pai, ela passa a viver apenas com criados em lar secreto construído pelo pai.

Viagens Extraordinárias é uma trilogia do visionário Júlio Verne que vem com a proposta de explorar novas linguagens através das técnicas de teatro, circo, dança e audiovisual para levar aos palcos as viagens extraordinárias e os sentimentos vividos pelos personagens em busca do inusitado, novo e criativo.

EXPOSIÇÃO

Ideias: O Legado de Giorgio Morandi

Até fevereiro

De quarta a segunda das 9H às 20H

1º andar

Giorgio Morandi (1890-1964) foi um dos maiores protagonistas da arte italiana do século 20. Com curadoria de Gianfranco Maraniello e Alberto Salvadori, e colaboração com o Museu Morandi de Bolonha, Itália, a exposição apresenta uma seleção de obras do artista, inédita no Brasil, e traz como contraponto obras de artistas contemporâneos como Josef Albers, Lawrence Carroll, Wayne Thiebaud, Franco Vimercati e Rachel Whiteread, que contribuem para ressaltar alguns aspectos da poética desse artista extraordinário.

Entrada Franca.

Leandro Erlich – A Tensão

Janeiro a Fevereiro

Um conjunto de 20 obras de grandes proporções vai mexer com a forma como vemos o prédio do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro: barco e elevador flutuantes, janelas para jardins imaginários e até uma piscina em que o visitante pode entrar de roupa e ficar submerso sem medo de se afogar fazem parte da mostra de um dos nomes mais provocativos e populares da arte contemporânea, o argentino Leandro Erlich.

Entrada Franca.

Marc Chagall

Março a Junho

Considerado um dos mais importantes artistas do século XX, Marc Chagall (1887-1985) vai ganhar uma exposição especialmente organizada para o Brasil a partir de março de 2022. Marc Chagall: sonho de amor terá abertura nacional no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) em 16/03, será totalmente gratuita e contará com 186 obras produzidas entre 1922 e 1981, provenientes de acervos internacionais e brasileiros.

Entrada Franca.

Movimento Armorial – 50 anos

Abril

A mostra recria a atmosfera efervescente do Movimento Armorial. O fio condutor é a estética Armorial, com o multicolorido das festas populares do Nordeste, o mundo em preto e branco das xilogravuras do cordel, e o universo onírico dos artistas.

Teatro

Iolanta: A princesa de vidro

Janeiro

O espetáculo apresenta o mundo sensorial de Iolanta, uma princesa cega. Ainda bebê, ela perde a visão por causa de um acidente e cresce sem saber que é cega. O rei, pai superprotetor, constrói para ela um lar secreto no meio das montanhas. O rei, depois de tentar recuperar sua visão com médicos do mundo todo, chama um tocador de realejo – que dizem ser sábio. O homem é categórico: A princesa voltará a ver, mas somente se for o desejo dela. Para isto é preciso que ela saiba que é cega. Mas o monarca, desconfiado, apavora-se com a hipótese de causar sofrimento na filha e se recusa a segui-lo. Um antigo acordo vem à tona e o rei se vê em um grave conflito de estado: antes de sua filha nascer, para selar a paz entre o seu reino e o reino vizinho, ele prometeu entregar sua mão para o filho do rei daquelas terras. Agora, prestes a ter que cumprir o acordo – o que o obrigaria a revelar o segredo, ele decide não a casar, o que certamente reavivará as desavenças entre os reinos.

Ingressos à venda na bilheteria do CCBB ou pelo site/app Eventim.

Viagens Extraordinárias

A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS (2011) Mr. Fog, um lorde aventureiro, decide dar uma volta ao mundo em 80 dias, auxiliado por Passepartout, seu criado francês. Durante a viagem repleta de peripécias, eles são surpreendidos pelo misterioso Mr. Fix, o vilão atrapalhado que tenta impedir a dupla de formas inusitadas. Atravessando a Europa, o Egito, a Índia, a China, o Japão e os Estados Unidos, os dois aventureiros correm contra o tempo e contra as armadilhas do vilão.

VIAGEM AO CENTRO DA TERRA (2015) O jovem Axel e seu tio Otto Lindenbrock, um geólogo apaixonado pelos mistérios do planeta, descobrem um caminho que os levará até o Centro da Terra. Apesar do medo, Axel é promovido à assistente e acompanha o seu tio nessa aventura. A dupla é auxiliada por Hans, um engraçado guia islandês, que os protege dos perigos do mundo subterrâneo. Tempestades, florestas, dinossauros, erupções e outros obstáculos fazem parte dos desafios e descobertas que transformarão para sempre a vida destes aventureiros.

LÉGUAS SUBMARINAS (2020) Dois aventureiros partem num navio com o intuito de caçar um monstro marinho. No contato com a criatura eles descobrem que, na verdade, trata-se de um engenhoso submarino chamado Nautilus. Depois de naufragarem, eles são recolhidos e se tornam prisioneiros do criador do submarino: o capitão Nemo. Enquanto o Nautilus percorre milhares de quilômetros, passando por peripécias fantásticas, uma longa convivência sob as águas, se estabelece, desvendando a vida oceânica e os segredos de Nemo.

Ingressos à venda na bilheteria do CCBB ou pelo site/app Eventim.

O CCBB-Rio funciona de quarta a segunda (fecha terça), das 9h às 20h. Para acessar as exposições, peças de teatro e o cinema, retire seu ingresso na bilheteria do CCBB ou no site eventim.com.br. Contamos com álcool gel disponível para todos os visitantes e o uso de máscara é obrigatório. A entrada do público é permitida apenas com apresentação da comprovação de vacinação contra a covid-19.

Mais Informações 

Centro Cultural Banco do Brasil 

Rua Primeiro de Março, 66, Centro – Rio de Janeiro – RJ 

Quarta a segunda, das 9h às 20h. 

Bilheteria: Quarta a segunda, das 9h às 20h. 

POR: Rita Moraes
Publicado em 19/12/2021