ConexãoIn

Multivacinação chega ao Amapá neste sábado (15)

 

As ações de multivacinação do Ministério da Saúde, que buscam aumentar as coberturas vacinais, chegam ao Amapá neste sábado (15), quando será realizado também o dia “D”. O lançamento oficial da iniciativa vai acontecer na Praça Veiga Cabral, avenida Mário Cruz, em Macapá, com vacinação das 8h às 12h. O objetivo é atualizar as cadernetas de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade.

O Amapá é o terceiro estado a receber a multivacinação. Amazonas e Acre já deram início à imunização. A escolha do Amapá é uma continuidade das ações para evitar a reintrodução de doenças já eliminadas no Brasil, diante da queda das coberturas vacinais registrada nos últimos anos, especialmente em áreas de difícil acesso.

“Infelizmente o nosso país apresenta baixas coberturas vacinais para praticamente todas as vacinas. Isso deixa a nossa população desprotegida. Vamos oferecer imunizantes de todo o calendário para evitar que aquelas doenças que são evitáveis por vacina retornem”, destaca o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti.

As equipes do Ministério da Saúde estão no Amapá desde a última terça-feira (11) para a realização do microplanejamento, método implementado internacionalmente e que é feito a partir das realidades locais, desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística. A proposta é alinhar essas estratégias com gestores e lideranças locais para alcançar melhores resultados e melhorar as coberturas vacinais.

Próximas etapas

Roraima, Maranhão e Pará serão os próximos estados a receber a multivacinação. A previsão é que as ações nas unidades de saúde desses estados comecem no mês de agosto.

Movimento Nacional pela Vacinação

O Movimento Nacional pela Vacinação, lançado em fevereiro pela nova gestão do Governo Federal, tem o objetivo de retomar as altas coberturas vacinais do Brasil. Com a mensagem “Vacina é vida. Vacina é para todos”, a mobilização inclui vacinação contra a Covid-19 e outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação em várias etapas. Essa ação é uma das prioridades do Ministério da Saúde para reconstrução do Sistema Único de Saúde (SUS), da confiança nas vacinas e da cultura de vacinação do país.

Ministério da Saú

POR: Rita Moraes
Publicado em 15/07/2023