ConexãoIn

MUDA! Coletivo Brasileiro pelo Turismo Responsável quer consolidar o turismo sustentável no Brasil

 

O Turismo Responsável e Sustentável entrou definitivamente na agenda de ações e prioridades de destinos, órgãos públicos, empresas e associações do setor de viagens. Mas o caminho a ser percorrido para que o Brasil se torne exemplo e referência em turismo de impactos positivos ainda é longo e requer, principalmente, informação, conscientização, colaboração, incentivos, inovação e uma agenda de políticas públicas.

 

 

Foi com o objetivo de difundir e fortalecer o turismo consciente e posicionar o país internacionalmente como um destino que promove o Turismo Sustentável e transformador que, em 2018, seis empresas reunidas lançaram o MUDA! Coletivo Brasileiro pelo Turismo Responsável. Pautado pelos princípios do Turismo Responsável e do associativismo, o MUDA! se consolidou como uma associação que reúne profissionais do turismo, agências e operadoras, hospedagens, destinos, projetos de turismo de base comunitária, consultores e iniciativas atreladas à cadeia produtiva do turismo que acreditam no poder coletivo para promover mudanças significativas no setor de viagens.

 

Hoje já são mais de 30 membros associados, representando diversos estados nas cinco regiões do Brasil. Todos têm propósitos e valores em comum, estão comprometidos com o Turismo Responsável e acreditam no turismo como ferramenta essencial para fortalecer comunidades e culturas, conservar o meio ambiente, reduzir impactos das mudanças climáticas, criar alternativas econômicas para os destinos, reduzir desigualdades sociais e de gênero, combater o racismo e promover o desenvolvimento sustentável.

 

“Entendemos que, coletivamente, temos muito mais força para defender os princípios do Turismo Responsável junto ao setor e governos, combater práticas nocivas de turismo, denunciar abusos e pautar agendas importantes para a indústria do turismo, que muitas vezes ficam esquecidas, como o fortalecimento do turismo de base comunitária, diversidade, inclusão, acessibilidade, uso público responsável em Unidades de Conservação e práticas econômicas mais justas”, explica André Martellotta, presidente do Coletivo MUDA!

 

Entre os objetivos da associação estão também a promoção coletiva, profissionalização e capacitação, trocas de saberes e networking, combate ao greenwashing no turismo e influência em políticas públicas. Desde que começou a atuar, o MUDA! e seus membros já participaram de diversos eventos do setor, incluindo ABAV, LATA Expo, Inspira Ecoturismo, ATTA Connect e a organização de painéis de Turismo Responsável na WTM Latin America. Atualmente, o coletivo está dedicado a estreitar parcerias com a Embratur e o Ministério do Turismo para promover iniciativas de Turismo Responsável no Brasil e no mundo. Em 2023, o MUDA também passa a integrar o Conselho Nacional do Turismo (CNT).

 

 

Conheça os associados do MUDA!: http://www.coletivomuda.tur.br/associados/

 

O que é Turismo Responsável para o Coletivo MUDA?

 

O Turismo Responsável é aquele que busca criar lugares melhores para as pessoas viverem e visitarem, nesta ordem, priorizando sempre o destino como um lar para seus moradores. Ele requer que operadores, hoteleiros, governos, populações locais e turistas assumam suas responsabilidades individuais e coletivas e tomem medidas para tornar o turismo mais sustentável. Assumir a responsabilidade é o primeiro passo na jornada da sustentabilidade. Pensar nos destinos é também olhar para as necessidades e urgências individuais de cada lugar, pensando globalmente e agindo localmente.

 

O Turismo Responsável não é um nicho de viagens ou uma forma específica de se fazer turismo e, no entendimento do MUDA! deve ser abraçado por todos atores do setor, das grandes companhias aéreas aos viajantes, passando por governos, restaurantes, guias de turismo e comunidades tradicionais.

 

O conceito de turismo responsável foi estabelecido em 2002, durante a Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável de Joanesburgo, e está definido pela Declaração da Cidade do Cabo sobre Turismo Responsável. Ele envolve compromissos e princípios orientadores para responsabilidade econômica, social e ambiental, que incluem questões como ser sensível à cultura anfitriã, mantendo e incentivando a diversidade social e cultural; esforçar-se para tornar o turismo uma experiência social inclusiva e garantir que haja acesso para todos; desenvolver produtos de qualidade que reflitam, complementem e valorizem o destino; e gerir a diversidade natural de forma sustentável e, quando apropriado, restaurá-la; e considerar o volume e o tipo de turismo que o local pode suportar, respeitando a integridade dos ecossistemas vulneráveis e das áreas protegidas.

 

 

Saiba mais sobre o MUDA! Coletivo Brasileiro pelo Turismo Responsável

 

http://www.coletivomuda.tur.br/

info@coletivomuda.tur.br

https://www.linkedin.com/company/coletivomudatur

https://www.instagram.com/coletivomudatur/

POR: Rita Moraes
Publicado em 11/12/2023