ConexãoIn

Morre um dos intérpretes do Tio Barnabé, do Sitio do Pica Pau Amarelo

Quem assistia ao Sitio do Pica Pau Amarelo e se encantava com  as peripécias e sabedorias do Tio Barnabé, recebeu uma notícia triste. Morreu, aos 76 anos,  vítima do Covid-19, o ator João Acaiabe, um dos intérpretes do personagem, criado por Monteiro Lobato. Na história, lançada em livro e produzida pela Rede Globo de Televisão de 2001 a 2007,  é um homem da roça, que mora e trabalha nas propriedades de Dona Benta, onde ajuda nas diversas tarefas do sítio, incluindo jardinagem, consertos, e outros. 

A família informou que o artista testou positivo no dia 15 de março. Na data, a capital paulista começava a vacinar os idosos da faixa etária, e, na véspera o ator chegou a comemorar a iminência da imunização nas redes sociais.

O quadro de saúde piorou e ele foi internado no Hospital Sancta Maggiori, na Mooca, no dia 21. No ano passado, o ator informou em entrevista que havia sido diagnosticado com insuficiência renal e estava na fila por um transplante de rim.

Ainda de acordo com parentes, ele foi intubado na manhã desta quarta-feira (31) e faleceu após sofrer duas paradas cardíacas.

O sepultamento acontecerá na cidade de Espírito Santo do Pinhal, na região de Campinas, interior de São Paulo, onde nasceu.

Uma das filhas do Acaiabe, Thays, homenageou o pai nas redes sociais: “Guardarei no coração tudo o que vivemos e a referência que você é para a nossa família! Gratidão, meu pai. Que os espíritos de luz te recebam em Aruanda até que a gente se encontre novamente, porque almas gêmeas nunca se separam!”, escreveu.

O perda do ator também repercutiu muito entre amigos, fãs e colegas. “Quantos papos bons meu amigo, como era bom lhe ouvir contar histórias da nossa gente. O primeiro homenageado do nosso Samba pra Nossa Senhora, agora vamos contar a nossa gente a sua grandiosa história. Obrigado irmão”, escreveu.

A atriz Giovanna Grigio, que contracenou com João Acaiabe na novela “Chiquititas”, destacou sua generosidade. “A gente passou texto várias vezes juntos e foi amor à primeira cena. Ter você como professor e amigo, escutar suas histórias e aprender com você com certeza foram dos maiores privilégios da minha vida! Eu já te amava antes e vou te amar pra sempre. 🖤 Obrigada por tudo!”, compartilhou nas redes sociais.

Biografia

João Acaiabe nasceu em 14 de maio de 1944 em Espírito Santo do Pinhal, no estado de São Paulo. Ele trabalha em cinema, teatro e televisão. E já trabalhou em rádio.

Iniciou sua carreira artística, ainda adolescente, como locutor de rádio.

Em televisão, o ator começou em 1977, na TV Tupi, na novela: ” O Profeta”. Ainda na mesma emissora, e no mesmo ano, fez: ” Cinderela 77″. Em 1980, ele transferiu-se para a TV Cultura e contava histórias infantis, dentro do programa: ” Bambalalão”, como ele mesmo. Depois em 81, na mesma emissora, fez a novela: ” O Fiel e a Pedra”. Em 82, sempre na Cultura, fez: ” O Pátio das Donzelas” e ” O Tronco do Ipê”. Depois o ator passou para a TV Bandeirantes, e em 83 participou de: ” Maçã Do Amor”. Voltou á Globo em 1985 e fez: “Tenda dos Milagres”. Depois recomeçou só em 1998, na Globo ainda e participou de: ” Alma de Pedra” e “Dona Flor e Seus Dois Maridos”.

De 2001 a 2006, João Acaiabe, na Rede Globo, fez o ” Sítio do Pica-Pau Amarelo”, no papel de Tio Barnabé.

Em 2007  o ator fez a novela global ” Eterna Magia”. Em 2010 fez ” Uma Rosa Com Amor” no SBT. E em 2013 “Chiquititas”, também no SBT.

Em cinema, João Acaiabe começou em 1981, no filme: ” Eles Não Usam Black-Tie”. Em 83, fez: ” A Próxima Vítima”. Em 85: ” Chico Rei”. Em 86: ” O Dia Em Que Dorival Encarou a Guarda”.Em 92, fez: ” El Viaje”. Em 96: ” Irmã Catarina”. Em 98: ” Boleiros”. Em 2000: ” Cronicamente Inviável”. Em 2002: ” A Selva”, Em 2005: ” A Casa de Areia”,

João Acaíbe fez várias peças com Plínio Marcos, entre as quais: ” Barrela” e ” Jesus Homem”, peça polêmica, que apresenta Jesus negro, contestador e nada cordato e que foi representado por João Alcaibe.

#conexaoin99

#conectadocomanoticia 

POR: Rita Moraes
Publicado em 01/04/2021