ConexãoIn


Morre fundador da Lumière no Brasil

Morre produtor Marc Beauchamps, fundador da distribuidora Lumière e responsável pelo lançamento de vários filmes da chamada retomada do cinema brasileiro. Ele faleceu neste sábado,4, em um hospital do Rio de Janeiro, poucos dias antes de completar 62 anos. Marc lutava contra o câncer na bexiga há sete anos, teve um AVC e não resistiu.

Alain François Gouyou Beauchamps tinha 61 anos. Dentre seus maiores sucessos estão os filmes: “Cidade de Deus” e “Madame Satã”.

“Hoje partiu meu pai. Um cara incrível, lindo e brilhante”, escreveu seu filho, Bruno Beauchamps publicou no Instagram. “Hoje, dormi no hospital e estava com a mão em seu peito na hora da partida”.

Em 2013, ele se envolveu em um processo de tráfico internacional de drogas e chegou a ser preso pela Polícia Federal, a pedido do governo francês. Cacá Diegues foi em sua defesa, na época. : “Marc Beauchamps sempre foi um homem doce, gentil e generoso. Como produtor e distribuidor de filmes, ele foi fundamental na retomada da produção de cinema no Brasil, a partir dos anos 1990. A partir de certo momento, Marc sucumbiu às drogas pesadas, abandonou seu trabalho e perdeu tudo. Desde 2010, passou a lutar contra a dependência química e está limpo há mais de dois anos. Pois, exatamente agora, a polícia resolve prender Marc e atirá-lo no cárcere, ignorando seu tratamento e sua recuperação. Confundir uma pessoa doente com bandido é injusto, desumano e primitivo”.

Carreira

O francês fundou a Lumière em 1990. À frente da distribuidora, lançou mais de 100 filmes, que juntos totalizaram mais de 20 milhões de ingressos.

#Conexaoin 

#conectadocomanoticia

POR: Rita Moraes
Publicado em 04/12/2021