ConexãoIn

Mercado de tecnologia tem ofertas de 420 mil vagas até 2024

Em um mundo cada vez mais digital, impulsionado pela pandemia, diversos segmentos do mercado precisaram se adaptar a uma nova realidade e houve uma aceleração do processo da implementação e fortalecimento do uso da tecnologia nas organizações. Neste cenário, a demanda por profissionais de tecnologia cresceu e tende a crescer nos próximos anos, como demonstra um estudo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), que aponta que o setor de Tecnologia da Informação deve contratar 420 mil pessoas no país até 2024.

Entre as áreas mais procuradas da Tecnologia, o professor do curso de Engenharia da Computação Presencial e Semipresencial da Unijorge, David Santiago, destaca que existe uma grande demanda no mercado para o profissional desenvolvedor de software e destaca duas especialidades: o desenvolvimento de softwares para sistemas embarcados e o de internet das coisas – uma das tendências tecnológicas mais relevantes atualmente.  Nos sistemas embarcados, o profissional pode atuar no desenvolvimento dos softwares simples que controlam os utensílios domésticos, tal como um ar-condicionado; pode atuar também no desenvolvimento dos sistemas mais complexos, como os que controlam os braços mecânicos das indústrias de automação ou nos sistemas de equipamentos médicos de alta precisão. Já a internet das coisas é um conceito, que se refere aos objetos eletrônicos “inteligentes”, que conectados uns aos outros oferecem facilidades ao usuário, como os assistente virtuais, smartwatch, máquinas de cartão, smart tvs, aplicativos de trânsito e telemedicina. 

O professor explica que para quem deseja atuar nesse segmento, o curso de Engenharia da Computação é uma opção mais completa, pois se aprofunda nas disciplinas voltadas ao estudo da elétrica e eletrônica; nos espectros eletrônicos do hardware do computador e prepara o profissional para atuar no desenvolvimento de hardware e sistemas computacionais, como o projeto e construção de dispositivos eletrônicos, computadores e microcontroladores. “O curso de Engenharia da Computação tem o objetivo de formar um profissional com uma visão mais ampla das ciências que estudam o hardware e o software. Neste curso, o aluno se aprofunda nas disciplinas de Cálculo, Matemática, Programação de computadores, Circuitos eletrônicos”, completa.

#Conexaoin 

#conectadocomanoticia

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 26/08/2021