ConexãoIn

Maceió sediará maior evento de Normalização das Américas com foco em Economia Circular e Mudanças Climáticas

 

 

 

Maceió irá sediar o maior evento de normalização das Américas, com a presença de representantes de mais de 40 países, durante a Assembleia Geral da Comissão Pan-americana de Normas Técnicas – COPANT, no ano de 2024. O evento, que acontecerá do dia 28 de abril a 2 de maio, irá abordar os temas voltados a economia circular, sustentabilidade e mudanças climáticas.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 24 de agosto pelo governador de Alagoas, Paulo Dantas ao Presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mário William Esper.
Na ocasião, o presidente ressaltou a importância contou sobre a escolha da capital alagoana para sediar a reunião anual. “Para nós é um privilégio e um orgulho trazer um evento como esse para uma cidade de belezas naturais como Maceió”, ressaltou.
O presidente destacou que durante a programação da assembleia haverá seminários sobre economia circular e mudanças climáticas, a reunião do Conselho Deliberativo da ABNT e presença de autoridades do Governo Federal. Está previsto ainda um ato simbólico, onde integrantes de cada um dos países presentes na reunião irão plantar uma muda de Pau-Brasil.
A secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino e representantes da secretaria de Turismo, garantiram investimentos no setor para recepcionar as comitivas com programações culturais e adoção de uma tradução para os estrangeiros. Além disso, a ABNT irá fornecer brindes típicos do artesanato alagoano para os participantes, movimentando também o setor cultural e econômico do estado.
O presidente da Câmara de Fomento Internacional, Luizandré Barreto salientou que a indústria alagoana não será esquecida. “Iremos ter uma área para expor, durante os sete dias de evento, produtos produzidos por empresas alagoanas, para que todos possam conhecer e desfrutar”, destacou.
Para o governador Paulo Dantas, o evento será um marco para o estado. “Certamente será o maior evento que Alagoas já fez, porque vamos receber comitivas e integrantes de mais de 40 países, o que pode gerar mais empregos e investimentos em cidades também do interior”, celebrou.
O encontro abordou ainda temas relevantes da normalização internacional e os requisitos para a obtenção da Certificação da ABNT para as cidades, que despertou o interesse do governo do estado.
O encontro no Palácio do Governo também reuniu secretários estaduais, prefeitos, o diretor geral da ABNT, Ricardo Fragoso, o vice-presidente do CFI, Marcos Garcia, o diretor de tecnologia do CFI, Dhiego Soares, e o diretor executivo do SBT Nordeste e TV Ponta Verde, Sandro Krechowieki.
Sobre a COPANT

A COPANT (Comissão Pan-americana de Normas Técnicas) reúne os Organismos Nacionais de Normalização (ONN) das Américas, sendo referência em normalização técnica e avaliação de conformidade dos países das Américas e seus pares internacionais, e promove o desenvolvimento de seus membros por meio da cooperação e normalização nacional eficiente e relevante.

 

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC). Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países. Mais informações em Link.

POR: Rita Moraes
Publicado em 28/08/2023