ConexãoIn

Livro reúne mulheres que construíram histórias de sucesso no mundo da consultoria

O empreendedorismo está conquistando cada vez mais um número maior de mulheres. De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae, com base em dados coletados do IBGE, no terceiro trimestre do ano passado havia 10,3 milhões de donas de negócios no país, representando mais de 34% dos empreendedores do país.

As razões para isso são inúmeras: vão desde a necessidade de buscar ganhos ou até mesmo uma virada de chave, que normalmente acontece quando, após uma longa jornada de vida corporativa, as mulheres decidem se tornar donas de seu próprio negócio. E muitas buscam conectá-lo ao seu propósito de vida, como foi o caso de Andrea Moreira, fundadora da YABÁ Consultoria e coautora do livro ‘Mulheres na Consultoria – Volume I’, que integra a série Edição Poder de uma História da Editora Leader, que busca destacar a mulher como protagonista na sociedade.

Coordenado por Andréia Roma e Sueli Leitão, a obra traz a história de Andrea Moreira e também de outras profissionais que construíram histórias de sucesso no mundo da consultoria, como Adriana Cury Sonnewend, Ana Giovanoni, Ana Paula Candeloro, Andreia Assumpção, Angela Castro, Cristina Cury, Cynthia Mastropascha, Daniella Salles, Etel Rossi, Ji Yoon Lee Sanches, Luciana Paulino de Jesus, Luciane Lamour, Magda Santana, Maísa Paranhos Bertoglio, Mariana Alves Diniz, Roberta Henriette Alves Marques e Suzeti Prince.

De acordo com Andrea, a fundadora da YABÁ, o momento para contar sua história não poderia ser mais propício: a empresa está comemorando 10 anos de atividade no Brasil em 2023 e acumula muitas conquistas e realizações ao longo do caminho. “É uma oportunidade muito legal que estou tendo de contar a minha história, enfatizando não somente as vitórias que tive ao longo dessa jornada de mudança de vida profissional, mas também os desafios que superei para me tornar dona de um negócio atrelado ao meu propósito de vidamotivação de vida”, conta.

Mudanças de mindset e sustentabilidade

Após atuar na área de Comércio Exterior de multinacionais do setor de Saúde, Andrea fez sua primeira mudança de rota profissional: ingressou na diretoria de Sustentabilidade de um grande banco por doze anos, onde passou a liderar iniciativas de Investimento Social Privado com foco em engajamento de diferentes stakeholders, cujos projetos foram reconhecidos nacionalmente e internacionalmente.

A ligação com a área social de Andrea vem desde quando ela era pequena. “Minha mãe é fundadora de três organizações sociais e desde sempre sou voluntária Meu pai tinha uma empresa de polimentos de metais e contratava profissionais marginalizados pela sociedade, como ex-detentos e pessoas com histórico de uso de drogas. Com isso, contribuir para o bem comum sempre fez parte da minha vida”, conta a fundadora da YABÁ.

A segunda virada estratégica que Andrea deu em sua carreira foi a saída do mundo corporativo para investir no mundo do empreendedorismo, criando a consultoria. “Enfrentei muitos desafios, que foram duplicados pelo fato de eu ser mulher – estava sozinha à frente do meu negócio – e lidando com machismo e preconceito. Uma vez eu fui negociar um contrato com dois diretores de uma empresa e eles fizeram questão de me oferecer em uma cadeira mais baixa do que a deles para eu me acomodar e renegociar o contrato ao extremo impactando completamente a prestação do serviço”, relata.

Andrea hoje está à frente de um negócio cujo nome faz uma reverência às mulheres prósperas, gentis e que se dedicam à transformação da sociedade. E que tem como intuito conectar, dialogar e criar soluções para as empresas impactarem a sociedade nas áreas cultural, social e saúde. “Hoje eu estou cercada de profissionais bem preparados que me ajudam no desenvolvimento de estratégias, iniciativas que conectam empresas , organizações sociais e governo para fortalecer políticas públicas e viabilizar iniciativas que impactem a vida de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com doenças crônicas.” Ela conta que mergulha de cabeça em cada projeto que precisa ser colocado em prática. “Gosto muito de compreender o desafio da empresa, pensar em estratégias junto ao cliente, desenhar o projeto, mapear parceiros interessantes, implementar e gerir a ação, tendo a clareza sobre onde queremos chegar, além de desenhar os indicadores e ver os resultados que nos ajudam a avaliar a transformação realizada”.

Além de comandar a YABÁ, Andrea leva esse assunto para a vida acadêmica. Mestre em Administração de Empresas, com foco em Gestão Humana e Social, ainda encontra tempo para atuar como professora universitária em instituições de ensino como Universidade Mackenzie, Unip e Municipal de São Caetano. “Gosto de viver um universo cheio de possibilidades, disseminando conhecimento que são úteis para a sociedade”, conclui.

Livro Mulheres na Consultoria – Volume I

Editora Leader (São Paulo, SP)

Idealização e Coordenação: Andréia Roma

Co-autoras: Sueli Leitão (coordenadora convidada), Adriana Cury Sonnewend, Ana Giovanoni, Ana Paula Candeloro, Andrea Moreira, Andreia Assumpção, Angela Castro, Cristina Cury, Cynthia Mastropascha, Daniella Salles, Etel Rossi, Ji Yoon Lee Sanches, Luciana Paulino de Jesus, Luciane Lamour, Magda Santana, Maísa Paranhos Bertoglio, Mariana Alves Diniz, Roberta Henriette Alves Marques e Suzeti Prince

Número de páginas: 280

Coquetel de lançamento
Data: 22 de setembro
Horário: 19h30
Local: Livraria Cultura/Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073 – São Paulo – SP

POR: Rita Moraes
Publicado em 21/09/2023