ConexãoIn


Lançamento hoje, 8, do livro “A Ação Mímica: princípios e poéticas da mímica corporal dramática de Étien ne Decroux”

O ator, diretor teatral e professor da UFBA, George Mascarenhas, apresenta seu primeiro livro, “A Ação Mímica: princípios e poéticas da mímica corporal dramática de Étienne Decroux” pela Editora da Universidade Federal da Bahia – Edufba, editado como parte integrante da Coleção Pesquisa em Artes
 
O livro venceu o edital de publicação da Editora da Universidade Federal da Bahia como parte da tese de doutorado em Artes Cênicas, defendida em 2011, no PPGAC/UFBA, com orientação da multi-artista e professora Sonia Rangel. George Mascarenhas é também Mestre em Artes, formado em mímica corporal pela École de Mime Corporel Dramatique (Paris/Londres), dirigida por Steven Wasson e Corinne Soum, últimos assistentes do ator e mímico francês Étienne Decroux (1898-1991), e representante internacional no Brasil da WMO – World Mime Organization (Organização Mundial de Mímica), além de coordenador da Revista Mimus, publicação digital gratuita sobre Mímica e Teatro Físico, e editor-chefe da revista Repertório, do Programa de Pós-Graduação da UFBA, Colegiado do qual faz parte na Academia.
 
“A publicação se articula diretamente com a minha pesquisa artística e acadêmica e também com as atividades de ensino que desenvolvo na Escola de Teatro da UFBA. Sentia muita falta de um material que servisse de apoio para os praticantes com informações gerais, um pouco da história da técnica, e de Étienne Decroux, e que explicasse o que é a mímica tanto em uma abordagem com exercícios práticos quanto nas perspectivas estética, filosófica e poética”, comenta o autor.


Esta primeira edição terá 300 exemplares, em cinco capítulos, apresentando a mímica corporal dramática, a técnica, estilo, essência, ação e reinvenção, assim como os versos e a poética dos percursos Decrouxianos na Bahia. 


Narrativa prática e teórica 
 
O livro é fruto de todo o saber prático e teórico do pesquisador George Mascarenhas, acumulado em mais de duas décadas de uma jornada cada vez mais consistente, nos palcos, oficinas e salas de aula. A linguagem narrativa se destaca pela didática metodológica com exercícios e imagens dos movimentos e técnica sugeridos, em um nível de profundidade muito particular. Vendas pela Amazon, Estante Virtual e WhatsApp (71) 99732-6726.
 
Segundo George Mascarenhas, “A Ação Mímica” tem como propósito servir como um guia de estudos complementar à prática artística e corporal da Mímica Decrouxiana. “Ficou bonito e espero que cumpra o papel de difusão do conhecimento sobre a mímica corporal e sua contextualização histórica, perfil de Étienne Decroux e descrição dos princípios e procedimentos mais importantes da mímica, que só se aprende na prática cotidiana e no contato físico. Destaco, exemplifico e demonstro visualmente os exercícios e o registro narrativo da trajetória da mímica corporal na Bahia por meio das belas imagens da fotógrafa Sora Maia”, esclarece o artista.
 
A diretora da Edufba, Flavia Garcia Rosa, diz que é com muita alegria que a Editora publica um trabalho dessa natureza. “O livro traz uma contribuição imensa para os interessados na Mímica Corporal Dramática, funcionando como um guia de estudos práticos e teóricos, bastante detalhado e rico em imagens, muito útil para um vasto público, profissionais, alunos de graduação e pós-graduação, com uma análise única, feita pelo autor, George Mascarenhas”, comenta.
 
Já para a coordenadora da EDUFBA, Susane Barros, a grande contribuição do livro é abordar os princípios da mímica corporal de uma forma contextualizada. “A obra agrega muito valor ao nosso catálogo ao trabalhar aspectos históricos, teóricos, conceituais e práticos. Isso é muito rico para estudantes, professores, artistas e interessados em geral”, comenta.
 
George Mascarenhas também teve outras incentivadoras, a ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, Meran Vargens, defensora do fortalecimento das relações entre a Escola de Teatro e a EDUFBA, e a atriz e mímica corporal Deborah Moreira, que apoiou tanto os trabalhos artísticos da Mimus Companhia de Teatro, conforme menção no livro, quanto a própria realização da publicação, sendo a primeira leitora e crítica. 
 
“Deborah contribuiu para a realização e também figura nas fotos demonstrativas com o olhar muito especial de Sora Maia, uma das fotógrafas de cena mais importantes da Bahia, detentora de uma grande sensibilidade para capturar momentos que sempre traduzem com força e beleza a essência da obra e das pessoas retratadas. Imagens que se somam às de Christian Mattis, discípulo de Étienne Decroux, que cedeu seu acervo com fotos do mestre”, arremata o autor, que espera promover curiosidade, reflexão, questões e críticas com a obra.
 
“Para algumas pessoas pode ser surpreendente ver que os princípios, a filosofia e ideias sobre o teatro de Étienne Decroux são muito valiosos e vivos até hoje. Para mim, não é surpresa alguma, e, embora naquela época eu não tenha conseguido assimilar inteiramente o que ele dizia, ainda tenho o maior respeito e gratidão pelo homem que dedicou sua vida a uma única causa: o movimento teatral do corpo humano, o que ele chamou de ‘mímica corporal’ e assim permanece décadas depois”, ressalta Christian Mattis.
 
A atriz e personagem representada no livro, Deborah Moreira, também formada em Mímica Corporal Dramática, fala sobre a importância do trabalho de pesquisa do autor sobre Decroux ao longo de tantos anos. 
 
“Ver o livro publicado agora como uma síntese de um longo processo de aprendizagem, ensino, criação e pesquisa artística da MCD, tanto no campo de estudo quanto de criação, significa ter acesso a uma publicação com uma versão amadurecida de todo o percurso de George sendo uma fonte de conhecimento super importante e aprofundada da área de Mímica Corporal e Teatro Físico”, declara”.
 
Artista de uma geração anterior, Meran Vargens também é do grupo que tem como legado a pesquisa da linguagem. “George tem o reconhecimento de uma formação bastante consistente e sistemática na área de MCD, pois deu ênfase a uma carreira de ator, diretor e professor por meio de uma metodologia e um sistema fisico que exigem uma atuação cênica e imagética com muita subjetividade poética e prática diária de exercícios de mímica, dentro do contexto cênico e criativo, princípios técnicos e formação corporal como elementos de linguagem e saberes que tornam o livro ainda mais atrativo”, explica a professora.
 
Para ela, lançar a publicação pela coleção e selo da EDUFBA, que tem se mostrado uma editora com qualidade muito pertinente ao mundo acadêmico, encontra a ressonância perfeita junto aos diversos públicos e reafirma o lugar das artes como um diferencial da Universidade.
 
“O livro terá grande repercussão pelo grande comprometimento no compartilhamento do saber e por ajudar a cumprir a missão do serviço público da editora com todo o respaldo da Academia e da UFBA, tendo sido analisado e aprovado por um conselho interno e um conjunto de pareceres externos,  alcançando um alto referencial de qualidade e valorização com escritos genuínos e trajetória muito própria”, defende Meran Vargens.
 
Sobre o autor
George Mascarenhas é ator e diretor teatral, formado em mímica corporal pela École de Mime Corporel Dramatique (Paris/Londres), dirigida por Steven Wasson e Corinne Soum, últimos assistentes de Etienne Decroux. Doutor em Artes Cênicas. É professor da Escola de Teatro da UFBA, membro e representante internacional no Brasil da WMO – World Mime Organization (Organização Mundial de Mímica). Participou de diversos espetáculos teatrais, atuando, recentemente, em O Tigre (direção de Deborah Moreira) e dirigindo Refazendo Salomé e Na Fila (Companhia de Teatro da UFBA). É ainda Coordenador da Revista Mimus, publicação on-line de acesso gratuito sobre Mímica e Teatro Físico.


Serviço
O quê
Lançamento virtual do livro “A Ação Mímica: princípios e poéticas da mímica corporal dramática de Étienne Decroux”
 
Autor
George Mascarenhas, Doutor em Artes Cênicas
 
Quando
Dia 08/12, das 15h às 16h, ao vivo, pelo canal do YouTube da EDUFBA
 
Selo
EDUFBA
 
Coleção
Pesquisas em Artes
 
Tiragem
300 exemplares
 
Vendas
Amazon, Estante Virtual e WhatsApp (71) 99732-6726
 
Fotos
Sora Maia
POR: Rita Moraes
Publicado em 08/12/2021