ConexãoIn

José “Pepe” Mujica é Senador no Uruguai

O ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica foi eleito, no último domingo,27, para o Senado do país. Com quase 100% dos votos apurados, a lista do Movimento de Participação Popular (MPP), que Mujica lidera, obteve mais de 280 mil votos, a maior quantidade registrada.

O movimento integra a Frente Ampla, a coalizão de esquerda que vai disputar o segundo turno das eleições.

A eleição de Mujica simboliza sua volta ao cenário político. Aos 84 anos, o ex-mandatário deixou o cargo, que ocupava no Senado  e declarou sua aposentadoria. Ele foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015 e também já exerceu o cargo de deputado.

Conhecido como “o presidente mais pobre do mundo”, Mujica nunca deixou de aparecer em eventos oficiais.”Tenho 84 anos, mas não estou gagá e tenho algumas ideias em mente pelas quais irei lutar no Senado para convencer o sistema político”, disse o agora senador eleito em entrevista recente à BBC Mundo.

No Uruguai, Mujica é uma figura polarizadora, diz a rede britânica. Segundo pesquisas recentes, embora seja o político que mais gera simpatia entre os uruguaios (entre 35% e 40% pensam dessa forma), ele também é um dos mais rejeitados: cerca de 40% da população tem uma imagem negativa dele.#conexaoin99#conectadocomanoticia

POR: Rita Moraes
Publicado em 30/10/2019