ConexãoIn

Jornalistas de São Paulo, Ceará, Santa Catarina e Minas Gerais recebem o Prêmio de Jornalismo AMIG: Mineração em Foco

 

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) entregou, na manhã desta quarta-feira, dia 20 de setembro, a segunda edição do “Prêmio de Jornalismo AMIG: Mineração em Foco”, que analisou produções jornalísticas de todo o Brasil nas categorias, texto, áudio e vídeo. A cerimônia de premiação foi realizada durante V Encontro Nacional dos Municípios Mineradores, um dos eventos mais importantes da agenda da mineração brasileira, organizado pela associação, e que reúne prefeitos, secretários, gestores municipais e técnicos das prefeituras no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), em Belo Horizonte (MG).

O prêmio foi entregue aos vencedores pelo presidente da AMIG e prefeito de Conceição do Mato Dentro (MG), José Fernando Aparecido de Oliveira; a prefeita de Canaã dos Carajás (PA) e vice-presidente da associação, Josemira Gadelha; a prefeita de Rio Branco do Sul (PR), Karime Fayad; e pelo prefeito de Parauapebas (PA), Darcy Lermen.

“O prêmio tem como objetivo reconhecer e estimular o trabalho dos profissionais de comunicação na promoção do debate público sobre o setor da mineração, bem como contribuir para o melhor entendimento pela sociedade e pelo poder público sobre a importância da atividade da mineração na vida econômica, política, social, ambiental e cultural do país”, destaca José Fernando.

Somente nos oito primeiros meses deste ano, a AMIG já contribuiu em mais de 900 matérias jornalísticas, entre rádio, TV, impressos e portais, debatendo os desafios enfrentados no setor e pautas que visam o fortalecimento da atividade minerária e dos municípios. “É missão do jornalismo informar e formar consciência. Isso contribuiu e sempre contribuirá para o engajamento e a mobilização da sociedade. Parabenizo a todos agraciados e a todos que concorrerem. A imprensa é fundamental para colocar luz em várias situações que estão em trevas”, pontua José Fernando.

Agraciados:

Categoria Texto

Primeiro Lugar – Pedro Canário (UOL São Paulo)

Segundo lugar – Samuel Pimentel, (Jornal O Povo de Fortaleza no Ceará)

Categoria Vídeo

Primeiro Lugar – Luan Vosnhak – (NDTV Record TV de Santa Catarina)

Segundo lugar – Renato Franco, Sandro Romero e Flávio Guerra e Bruna Sevidantes (Rede Minas)

Categoria Áudio

Primeiro lugar – Thayane Keila Ribeiro, Jader Xavier e Agnaldo Silva (Rádio Band News, de Belo Horizonte)

Segundo Lugar – Mardélio Couto (Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte)

POR: Rita Moraes
Publicado em 22/09/2023