ConexãoIn

Jogo do Poder, de Costa Gavras estreia no streaming

Conhecido por seu cinema político, o cineasta grego Costa-Gavras volta ao seu país para falar sobre a crise da dívida da Grécia em 2015. JOGO DO PODER é o primeiro filme do diretor sobre sua terra natal desde “Z”, de 1969 e poderá ser assistido desde o dia 1ª de outubro no Claro Now, Amazon Prime Video, iTunes/Apple Tv, Google Play e Vivo Play.

O roteiro de JOGO DO PODER, que também é assinado por Gavras, parte do livro de memórias do ex-Ministro das Finanças na Grécia Yanis Varoufakis, “Adultos na Sala: Minha Batalha Contra o Establishment”, que é um personagem central no longa.

O longa acompanha reuniões e discussões do Eurogrupo que levaram meses, e resultaram na imposição de políticas de austeridade pela troika europeia (a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional) ao governo de Alexis Tsipras.

Protagonista do filme, Yannis – interpretado por Christos Loulis – é um economista sem experiência política. Nomeado como Ministro das Finanças pelo Syriza, uma coligação da esquerda radical que chegou ao poder em janeiro de 2015, ele  vive uma verdadeira saga para salvar a Grécia, propondo uma reestruturação.

JOGO DO PODER estreou fora de competição no Festival de Veneza de 2019, no qual Costa-Gavras recebeu o prêmio pelo conjunto de sua obra.

Sinopse

Um relato transparente sobre a agenda oculta da Europa expõe o que realmente acontece em seus corredores de poder. Revelando as razões para a crise na Grécia ter acontecido, foi travada uma das mais espetaculares e controversas batalhas na história política. Mas a verdadeira história do que aconteceu é quase inteiramente desconhecida, principalmente porque grande parte dos verdadeiros negócios da União Europeia ocorre a portas fechadas.

Ficha Técnica

Ficha Técnica

Direção: Costa-Gavras

Roteiro: Costa-Gavras, a partir do livro “Adultos na Sala: Minha Batalha Contra o Establishment”, de Yanis Varoufakis

Produção:  Alexandre Gavras, Michèle Ray-Gavras

Elenco: Christos Loulis, Alexandros Bourdoumis, Ulrich Tukur 

Direção de Fotografia: Yorgos Arvanitis 

Desenho de Produção: Philippe Chiffre, Spyros Laskaris

Trilha Sonora: Alexandre Desplat 

Montagem: Costa-Gavras, Lambis Haralambidis

Gênero: drama, biografia

País: Grécia, França 

Ano: 2019 

Duração: 124 min.

#conexaoin

#conectadocomanoticia 

POR: Rita Moraes
Publicado em 07/10/2021