ConexãoIn


Jerônimo Rodrigues encerra dia de agendas em Brasília em reunião com os 27 governadores

Após se reunir com os ministros da Educação, Casa Civil e Saúde, o governador Jerônimo Rodrigues participou, na noite desta quinta-feira (26), da reunião do Fórum Nacional de Governadores, que preparou as pautas que serão apresentadas ao presidente Lula, nesta sexta (27), durante reunião no Palácio do Planalto. Jerônimo ressaltou que a ausência do diálogo nos últimos quatro anos dificultou a solução das questões federativas e fiscais.
“É uma agenda de retomada do diálogo entre União e os Estados e nós vamos apresentar os projetos estratégicos pra nossa região Nordeste. Trataremos também das situações econômica e fiscal, pedindo ao Lula que a gente possa garantir um equilíbrio entre os nossos programas de governo, nossas ações e nossas receitas”, afirmou o governador.
O Fórum Nacional de Governadores apontou as perdas de arrecadação e a busca pela recomposição das receitas como uma das prioridades. Também será levada ao presidente da República a necessidade de apoio em obras estruturantes que cada estado e região considera essencial.


Nas reuniões em que participou nos ministérios, Jerônimo discutiu temas como a educação e a necessidade de ampliar a oferta de ensino superior federal em regiões não contempladas, o reajuste dos valores repassados para alimentação escolar e a universalização de internet nas escolas. Na Casa Civil foram abordadas as questões indígenas e o apoio efetivo da Polícia Federal na investigação de crimes ocorridos no extremo sul da Bahia. Com o Ministério da Saúde foi abordada a abertura de hospitais no interior do estado.

POR: Rita Moraes
Publicado em 27/01/2023