ConexãoIn


Instituto de Cegos da Bahia traz ação e produtos sociais a shopping no Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual

Nesta terça, 13 de dezembro, é celebrado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual e da protetora dos olhos, Santa Luzia. A data, criada em 1961, tem o intuito de mostrar à sociedade quais os maiores desafios enfrentados pelos deficientes visuais no dia a dia, que vão desde a acessibilidade à comunicação.

Para comemorar a data, a equipe do Instituto de Cegos da Bahia (ICB) trará para o Salvador Shopping dinâmicas com os times de goalball e de futebol de cegos do Instituto, que ensinarão os visitantes quais são as regras de ambas as modalidades, além de praticar com eles também. O time de Futebol de 5 do ICB é um dos melhores do Brasil: é heptacampeão brasileiro, heptacampeão Regional Nordeste e Tri – Campeã Mundial Inter Clubes na modalidade esportiva. Estarão presentes alguns dos medalhistas das Paralimpíadas Escolares, além também da atual campeã regional nordeste em goalball feminino.

Para o treinador, Marcio Peruna, o esporte é igual para todos e assim torna-se ferramenta indispensável para que a sociedade perceba o potencial da pessoa com deficiência. “A inclusão social é o papel fundamental na reabilitação do cego. Através dessa experiência, queremos mostrar também para quem enxerga o poder transformador que a prática do esporte exerce para isso”, explica.

As dinâmicas acontecerão a partir das 14h em frente ao stand montado pelo ICB no piso L1 do Salvador Shopping, próximo à loja Camicado. Além de ser um ponto de encontro para estas experiências sensoriais, no stand, os visitantes também podem conferir alguns produtos sociais, com renda integralmente revertida para a construção do novo Centro Médico Oftalmológico. A novidade fica por conta dos azulejos decorativos, com duas versões de estampas, por R$ 25,00 a unidade, se tornando uma excelente opção para quem gostaria de aproveitar o fim de ano e presentear alguém, além de colaborar com a expansão dos serviços do ICB.

A ação faz parte da campanha de doações para ampliação da capacidade de atendimento da instituição, localizada no bairro do Barbalho, em Salvador, e incentiva que a sociedade em geral, pessoas físicas e jurídicas, associações e entes públicos contribuam com a campanha. “Somos a única instituição da Bahia a oferecer prevenção, diagnóstico da cegueira e baixa visão e habilitação, reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência visual que, se não tiverem um diagnóstico precoce, ou não forem reabilitadas a tempo, podem perder a visão. Com mais essa ação, nossa expectativa é arrecadar recursos suficientes para a obra de construção do novo Centro Médico Oftalmológico, aumentando nossa capacidade de atendimento”, explica a presidente do ICB, Heliana Diniz.

O stand do ICB permanecerá com as ações e produtos sociais no Salvador Shopping até o dia 18 de dezembro.

POR: Rita Moraes
Publicado em 13/12/2022