ConexãoIn


Instituto de Cegos da Bahia reforça campanha Abril Marrom com mutirão de prevenção à cegueira

 Abril é tradicionalmente conhecido como o mês da campanha nacional pela conscientização da população para a prevenção e o diagnóstico precoce da cegueira. Por isso, sendo referência em atendimento oftalmológico e reabilitação visual no estado, o Instituto de Cegos da Bahia promoverá um mutirão de consultas e exames oftalmológicos no próximo dia 30, aberto para o público em geral. 

A equipe oftalmológica estará presente, sob a supervisão de Dra Fátima Neri, oftalmologista e coordenadora médica do ICB. “Consultas de rotina são fundamentais para identificar problemas, que podem levar à cegueira, ainda em fase inicial. Com a tecnologia e avanços na medicina, os tratamentos se tornaram mais eficazes evitando os casos de perda de visão. Mas para isso é superimportante a conscientização da população”, explica. 

O mutirão ocorrerá na sede da instituição, das 7h às 15h e serão ofertadas 100 vagas para realização de exames e consultas oftalmológicas gratuitamente para pacientes com idade de 16 a 60 anos. A ação é dedicada tanto para pacientes que já têm algum tipo de problema de visão, quanto para aqueles que querem apenas fazer um exame oftalmológico de rotina. Para participar, o paciente precisa ter o cartão do SUS e deve realizar a marcação através do telefone: (71) 3242-1073 e selecionar a opção número 01. 

A ação marca também o aniversário de 89 anos da instituição. “Há quase nove décadas, o ICB presta atendimento gratuito através do SUS para crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência visual. Por isso é tão emblemático para nós realizar, no dia do aniversário de nossa fundação, mais esta iniciativa em prol da população”, comenta Heliana Diniz, presidente do ICB. 

POR: Rita Moraes
Publicado em 28/04/2022