ConexãoIn

Instituto de Cegos da Bahia celebra Dia da Luta das Pessoas com Deficiência

   
   
 

Celebrada nesta segunda, 21, o Dia da Luta das Pessoas com Deficiência acontece anualmente em todo Brasil, com o intuito de reforçar a importância sobre a criação de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, além de gerar visibilidade e promover ações que beneficiem à causa. Na Bahia, a população que sofre com a perda ou baixa visão pode contar com o apoio do ICB – Instituto de Cegos da Bahia -, que trabalha diariamente para amenizar os impactos em pacientes que não têm como arcar com os custos do tratamento.

A entidade, fundada há 87 anos, é referência no estado no atendimento à visão subnormal e oferece gratuitamente aos deficientes visuais habilitação e reabilitação em áreas como sociabilização, saúde e educação. Para, além disso, a instituição ainda promove o acesso a aulas de informática, biblioteca, oficina de música e atividades esportivas. Com equipe médica especializada, projetos de educação complementar, materiais e infraestrutura necessários para os atendimentos, o ICB disponibiliza o essencial para que os pacientes aprendam a conviver de forma independente com a sua deficiência.

Segundo a Presidente do ICB, Heliana Diniz, a comemoração da data serve para reforçar à população a necessidade de se ampliar ações e políticas públicas que se proponham a incluir essas pessoas na sociedade de forma igualitária e sem preconceitos. “Fazer o bem é um ato nobre, por isso, nos empenhamos para manter nossa obra ativa, proporcionando aos deficientes visuais um atendimento de excelência e qualidade”, afirma Diniz

Fique por dentro do trabalho desenvolvido na sede da instituição

Centro de Intervenção Precoce (CIP), que atende crianças na faixa etária de 0 a 05 anos de idade;

Centro Médico Oftalmológico (CMO), que oferece serviços médicos e ambulatoriais à comunidade a partir de 06 anos sem limite de idade;

Centro de Apoio Terapêutico (CAT) que oferece atendimentos na área de assistência social, terapia ocupacional e psicologia;

Centro de Tecnologia e Serviços (CTS) que oferece curso de informática e produção de materiais diversos em Braille;

Centro de Educação Complementar (CEC), que atende alunos com deficiência visual (cegueira, baixa visão, surdocegueira e/ou deficiência múltipla sensorial visual), matriculados nas escolas públicas da rede estadual, municipal e particular de ensino do Estado da Bahia e Sergipe, através da oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Projeto Doador de Visão

Com o objetivo de manter e ampliar os serviços realizados, além de reduzir a lista de espera para atendimento, o ICB desenvolveu o projeto Doador de Visão, destinado à pessoa física e jurídica interessada em conhecer de perto a realidade da Instituição e se tornar um contribuinte mensal. Para ajudar é fácil, basta se cadastrar no Programa Doador de Visão através da Central de Relacionamento pelo  e-mail: doacoes@institutodecegosdabahia.org.br; WhatsApp (71) 98817-3193; telefone 71 3016-8100 ou pelo site da instituição (institutodecegosdabahia.org.br).

Após o cadastro, o doador receberá mensalmente em seu endereço um boleto, uma carta e um informativo sobre os serviços e projetos do Instituto de Cegos da Bahia e contribui com o valor que desejar. Essa doação mensal e espontânea fará a diferença na vida de muitas pessoas e ajudará no diagnóstico, na prevenção, habilitação, reabilitação e inclusão social.

#conexaoin99

#conectadocomanoticia

POR: Rita Moraes
Publicado em 21/09/2020