ConexãoIn

Hotéis atuam na preservação da flora local

No próximo dia 17 de abril será celebrado o Dia Nacional da Botânica, data criada para homenagear o naturalista alemão Carl Friedrich Von Martius, que catalogou mais de 22 mil espécies da flora brasileira. O amor pela preservação da flora nacional também inspirou hotéis associados da Roteiros de Charme a cuidarem da riqueza que nossas matas oferecem.

A Fazenda Capoava, localizada em Itu (SP), possui um projeto de recuperação de habitats, restaurando áreas degradadas dentro da propriedade. Além de preservar a vegetação, agrega a pesquisa sobre animais endêmicos do local.

Em parceria com a ONG SOS Mata Atlântica, a Fazenda Capoava desenvolve os projetos “Florestas do Futuro”, que conta com mais de 14 mil mudas de árvores nativas plantadas na propriedade, e a “Rede das Águas”, que monitora e avalia o impacto do reflorestamento sobre a qualidade das águas.

Em Teresópolis, Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, o Hotel Rosa dos Ventos constituiu uma área de Reserva Legal, certificada pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA), para que as futuras gerações possam conhecer a mata nativa da região. Implantado em 1972, o programa de preservação ambiental do hotel permitiu a regeneração da flora nativa.

O Hotel Rosa dos Ventos também disponibiliza para seus hóspedes e outros apaixonados pela flora e fauna local um guia online com fotos e desenhos, informações sobre sua preservação e como identificá-los em seu habitat natural. Nas trilhas da propriedade é possível ver placas com informações sobre a flora local, facilitando o conhecimento.

O Paraíso Eco Lodge, em Ribeirão Grande (SP), apoia diversos projetos sociais em sua região, além de participar dos conselhos de Unidades de Conservação Estaduais e planos de manejo, o que permite um posicionamento engajado em sustentabilidade e preservação. O hotel é reconhecido como Destino Verde.

Localizada em Itaipava (RJ), a Pousada Les Roches já plantou cerca de 2000 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica na encosta do morro e na beira do rio, que fica dentro de sua propriedade. Também mantém um pomar com várias árvores que servem de alimento para os pássaros e animais da região.

Estas e outras iniciativas de preservação refletem o cuidado da Associação Roteiros de Charme em incentivar a preservação do meio ambiente nos hotéis e seus arredores. Criada em 1992, sob inspiração da Eco 92, a Roteiros de Charme vem estabelecendo parcerias com a ONU em projetos voltados para a preservação do meio ambiente.

#conexaoin99

#conectadocomanoticia 

POR: Rita Moraes
Publicado em 15/04/2021