ConexãoIn


Hemocentro São Lucas lança campanha para incentivar doação de sangue o ano todo

fonte: freepik
São Paulo, junho de 2024 – O mês de junho é conhecido como Junho Vermelho, uma iniciativa para incentivar a doação de sangue no Brasil. Atualmente, menos de 2% da população brasileira doa sangue regularmente, um índice que, embora dentro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda não é suficiente para atender à demanda do país.

 

O Hemocentro São Lucas, referência em medicina transfusional no Brasil, está promovendo uma campanha para incentivar a população das regiões de Guarulhos, ABC, e do estado do Rio de Janeiro a doar sangue, não apenas em junho, mas durante todo o ano.
“Os estoques de sangue e as doações caíram muito, especialmente durante a pandemia. Doar sangue é um ato de solidariedade que salva vidas, e a doação de uma única pessoa pode salvar até quatro vidas”, destaca o Dr. Rodrigo Santucci, hematologista e Diretor de Relações Institucionais Grupo Hemocentro São Lucas.

 

O sangue é essencial para o tratamento de diversos pacientes que dependem deste gesto de solidariedade. A doação é a única esperança para muitos que precisam de transfusões regulares. Por isso, é crucial que mais pessoas se conscientizem e participem desse ato altruísta.

 

Quem Pode Doar

 

Dr. Santucci explica que qualquer pessoa em boas condições de saúde pode doar sangue, seguindo algumas diretrizes básicas:

 

Idade: Entre 16 e 69 anos (a primeira doação deve ser feita antes dos 60 anos; para doadores entre 16 e 17 anos, é necessária a presença e o consentimento formal de um representante legal).

Peso: Igual ou superior a 50 kg.

Alimentação: Estar alimentado e esperar 2 horas após o almoço.

Descanso: Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Intervalo entre doações: 60 dias para homens e 90 dias para mulheres (máximo de 4 doações por ano para homens e 3 para mulheres).

Condições específicas: Não estar amamentando ou grávida, não ter feito procedimentos invasivos recentes, como endoscopia, não ter tatuagens ou piercings recentes, e não ter certas condições médicas, como diabetes com uso de insulina ou epilepsia.

 

Onde Doar

  • Unidade São Bernardo do Campo: Rua Coral, 369
  • Unidade Guarulhos: Rua Santo Antônio, 95, Centro, Guarulhos
  • vc Unidade Rio de Janeiro: Rua Manoela Barbosa, 50, Méier, Rio de Janeiro

“A doação de sangue é um gesto simples que pode fazer uma diferença enorme na vida de muitas pessoas. Participe da campanha Junho Vermelho e ajude a salvar vidas. Doe sangue, doe vida”, finaliza Dr. Rodrigo Santucci.

 

 

‍‍‏‎

‍‍‏‎

‍‍‏‎
Para não receber mais mensagens des

POR: Rita Moraes
Publicado em 11/06/2024