ConexãoIn


Happy-hour a céu aberto encanta as noites do Pelourinho

Passou o São João que encheu o Centro Histórico de vida, passou o Dois de Julho, que encheu o peito do baiano de orgulho. A vida volta ao normal? Sim, mas o normal no Pelourinho é curtir arte a céu aberto num dos mais bonitos cenários do mundo. Por isso os shows do Largo do Cruzeiro do São Francisco estão de volta com os talentosos grupos e artistas que atuam na Bahia e que, de segunda a sábado, das 18h às 21h, fazem a vida cultural do Centro Histórico mais movimentada. Esta semana  tem shows de música latina, afro-pop, samba, samba-reggae e MPB. Se apresentam Luizito Gutierréz, Satyra Carvalho, Aline Souza, Diggo de Deus, Bié e Banda e Gel Barbosa. Os shows são patrocinados pelos restaurantes Boteco do Pelô, Cuco Bistrô e Odoyá, todos localizados no Largo do Cruzeiro do São Francisco. 

Confira a programação dia a dia :

Terça-feira, dia 05 de julho – SALSA, MERENGUE, CUMBIA, RITMOS LATINOS – Luisito Gutierrez, é cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical do gênero latino. Interpreta sucessos de artistas de fama internacional com o toque autêntico de cada ritmo, como Salsa, merengue, Reggaeton, bachata, bomba, cumbia, entre outros. Peruano, natural de Trujillo – La Libertad… Luisito reside em Salvador desde 1998. Começou com a música aos cinco anos de idade, influenciado pela família de músicos, e aos 16 gravou seu primeiro CD autoral, chamado “Tropikola – con Mucho Sabor”. Em 2014 gravou um CD promocional, não autoral chamado “Expresso do Ritmo”. Em sua carreira acompanhou outros grupos do mesmo gênero, em épocas diferentes em Salvador, como  Tropikola (direção musical, piano e voz), Salsalitro (Ddireção musical, piano e backing vocal), Improviso Latino (piano e backing vocal), além de participações em orquestras de Salsa em São Paulo.

Quarta-feira, dia 06 de julho – AFRO-POP e MPB – Satyra Carvalho, cantora e instrumentista, fez parte da Banda Vixe Mainha, um projeto de som percussivo e do Afro-Pop / MPB, na qual fez shows por diversos estados brasileiros. Como integrante desse grupo, participou do Festival Nacional de Música na cidade de Canela(RS), apresentou-se em programa nacional de TV na Rede Globo e no carnaval de Salvador. Em 2011, foi convidada para fazer parte da Ala de canto do Bloco Afro Olodum, onde permaneceu por 5 anos fazendo shows pelo Brasil, programas nacionais de TV, carnaval de Salvador e turnês internacionais. Após sua saída do Olodum, deu início a carreira solo, cantando e tocando em Estados brasileiros e em outros países, como carnaval de Estocolmo (Suécia) e turnê pela Argentina durante três meses.

Quinta-feira, dia 07 de julho – SAMBA DE RAIZ – Aline Souza é cantora e compositora nascida em Salvador. Começou a cantar na sua igreja aos três anos de idade. Dos sete aos 14 anos participou de festivais de música como os realizados pelo SESI e pelos Correios, sempre ganhando competições. Em 2016,  participou do Iluminados, quadro do Domingão do Faustão, onde foi a primeira finalista. Gravou um EP “Meu Samba” com cinco músicas autorais. Viajou para o Qatar- Doha onde cantou por um ano no restaurante brasileiro “Ipanema”. Voltando de lá em 2018, continuou cantando em bares, restaurantes e eventos em Salvador. Em 2020  participou do  “The Voice Brasil”, da Rede Globo, onde cantou “A Loba” e fez Iza, Lulu e Brown virarem pra ela. Aline saiu na quarta fase do programa, próximo das finais. Aline Souza tem um trabalho autoral que está disponível em todas as plataformas digitais, e também  tem clipes no seu canal do YouTube alinesouzacantora.

Sexta-feira, dia 08 de julho AFRO-POP e MPB – Diggo de Deus – Diggo de Deus, ator, cantor e compositor, começou a cantar profissionalmente na banda mirim do Olodum no ano de 2005 e no ano seguinte passou a integrar a ala de canto do Bloco Olodum onde esteve até o ano de 2013. Nesse período fez diversas coisas paralelas, como shows em diversas cidades da Suécia, incluindo o Brazilian Day de Estocolmo, em 2015, e em Copenhagen em 2016. Chegou à semifinal do programa Ídolos, na TV Record em 2008. Gravou como backing vocal o DVD “Santo de Casa”, da cantora Mariene de Castro e fez parte da banda Vixe Mainha no ano de 2011. Atualmente vem desenvolvendo seu trabalho autoral paralelamente a shows em barzinhos e eventos privados. Hoje no seu show Diggo mostra um pouco de todas essas experiências vividas na sua carreia, tentando ao mesmo tempo mostrar sua história e ser atual.

Sábado, dia 09 de julho – MPB – Bié nasceu em Minas Gerais, mas  seu primeiro contato com a música profissional aconteceu no Nordeste. Na bahia ele vem consolidando sua carreira, tocando solo ou com sua banda na noite, em bares e shows, em apresentações que já levou a outros estados brasileiros e também para fora do Brasil.

Segunda-feira, dia 11 de julho – FORRÓ – Gel Barbosa, um dos melhores sanfoneiros da atualidade, faz temporada de shows no Largo do Cruzeiro do São Francisco, às segundas-feiras, a partir das 18h. Gel Barbosa, que é produtor musical, compositor, cantor, arranjador e sanfoneiro, já acompanhou e gravou com artistas como Zé Calixto, Pinto do Acordeon, Antônio Barros, Cecéu, Elba Ramalho, Xangai, Targino Gondim, Carlos Pitta, Elba Ramalho, Almério, Mariana Aydar e Renato Borghetti. Natural de Serra da Raiz, na Paraíba, Gel Barbosa nasceu numa família de músicos e teve como maior influenciador seu pai Geraldinho, tocador de oito baixos. Em 2013 se mudou definitivamente para Salvador e desde então trilha sua carreira atuando em diversos espaços culturais e também em cidades do interior da Bahia. Considerado um dos melhores sanfoneiros nordestinos da atualidade, fez participação no primeiro CD solo do cantor sueco Thomas Eby, participou do CD Obatalá, onde participaram artistas como Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, Alcione, Marisa Monte e Jorge Ben. Hoje Gel Barbosa divide seu tempo também entre gravações e produção musical de diversos gêneros musicais como forró, choro e frevo.

Serviço:

Terça-feira – dia 05.07, a partir das 18h – Luizito Gutiérrez

Quarta-feira – dia 06/07, a partir das 18h – Satyra

Quinta-feira-feira – dia 07/07, a partir das 18h – Aline Souza

Sexta-feira – dia 08/07, a partir das 18h – Diggo de Deus

Sábado – dia 09/07, a partir das 18h – Bié e Banda  

Segunda-feira – dia 11/07, a partir das 18h – Gel Barbosa

POR: Rita Moraes
Publicado em 07/07/2022