ConexãoIn

Geovana, musa do Samba – Rock, ganhará documentário em sua homenagem

 


A trajetória da sambista Geovana, nacionalmente conhecida como “A Deusa Negra do Samba-Rock”, virou filme. Com a presença da cantora e de convidados, o documentário “Tataruê: o mundo negro de Geovana” narra a vida e a obra musical da artista.

Geovana fez sucesso na década de 70, principalmente após vencer a Bienal do Samba de São Paulo, com a canção “Pisa nesse Chão com Força”. Filha de senegaleses e batizada Maria Tereza Gomes, a artista cresceu cercada pela oralidade das histórias narradas por seus familiares. Conviveu com Elis Regina, João da Baiana e Pixinguinha. Suas composições foram interpretadas por Jair Rodrigues, Martinho da Vila, Clara Nunes e outras personalidades do samba. Sua obra e trajetória reafirmam a importância da música popular e das manifestações afro-brasileiras na constituição da nossa cultura.

“Tataruê: o mundo negro de Geovana” tem lançamento previsto para lançamento e circulação em 2023. O projeto foi contemplado pelo 2° Edital de Apoio à Cultura Negra da Prefeitura de SP.

POR: Rita Moraes
Publicado em 10/12/2022