ConexãoIn


Galeria Idea!Zarvos recebe exposição “PROTO-TIPO” a partir de 1º de abril

 

Em uma semana que a cidade de São Paulo respira arte com a abertura da tradicional feira SP-ARTE, entra em cartaz na Galeria Idea!Zarvos, a partir de 1º de abril, a exposição ‘PROTO-TIPO”, que reúne treze artistas plásticos e arquitetos para expor seus trabalhos e intervenções – algumas delas site-specific – que dialogam com as maquetes dos empreendimentos espalhados pelos 3 mil m² da Galeria, localizada nos Jardins.

Curada por Guilherme Giufrida, PROTO-TIPO busca trabalhar sobre as noções de escala (protótipo, imagem, 1:1) sob o olhar dos artistas: Bruno Baptistelli, Grupo Cinza, Gabriel Roemer, Gustavo Utrabo, Grua Arquitetos, Jaime Lauriano, Leon Ferrari, Manoela Medeiros, Marcelo Cidade, Miguel Antunes Ramos, Renato Maretti, Talles Lopes e Vão Arquitetura.

Até 11 de junho, o público visitante da mostra verá uma rica seleção de obras que vão desde os objetos encontrados nas escavações de fundações dos edifícios da Idea!Zarvos por Bruno Baptistelli, representado pela Galeria Luisa Strina,  até a performance “Decorado”, do grupo de teatro Cinza de João Turchi e Gustavo Colombini, ocupando os modelos de apartamentos em exposição no espaço.  O destaque vai para as labirínticas plantas de Leon Ferrari, representado pela galeria Gomide&Co. A “Natureza morta” de Manoela Medeiros, empréstimo da Galeria Nara Roesler, traz blocos de concreto em escala real como se fossem maquetes de edifícios. Outro artista da mesma galeria, Jaime Lauriano, propõe uma intervenção afro futurista em uma maquete. Da Galeria Vermelho, Marcelo Cidade traz uma montagem inusitada de um objeto pré-fabricado em concreto.

A Galeria Idea!Zarvos é um projeto inédito no Brasil e foi pensada para que o público experimente uma completa imersão na história da Idea!Zarvos, e também para fomento da reflexão sobre arquitetura, arte, e cidade. Com a abertura da PROTO-TIPO, a incorporadora espera ser um ponto de encontro da comunidade artística e o público interessados em arte, além de contribuir para ampliação do acesso à arte no país.

No dia da abertura da mostra a Idea!Zarvos criou uma programação especial que começa às 12h com a vernissage, segue com a performance do Grupo Cinza ao longo da tarde e encerra com o show “O ovo e o vôo”, de Zé Miguel Wisnik, Guile Wisnik e Marina Wisnik, em um espetáculo que reúne poesia, arquitetura e música. Às 15h, o bate-papo “Ainda sobre o modernismo? Arte, arquitetura e reflexões sobre o futuro”, entre o artista Jaime Lauriano e a família Wisnik será mediado pela apresentadora Marina Person.

O público poderá apreciar as delícias do restaurante Mila, uma osteria moderna, que incorpora referências das diferentes imigrações na cozinha clássica italiana. Haverá também uma seleção artesanal da cervejaria Chroma e dos vinhos na pressão “Tão Longe, Tão Perto”, um projeto de curadoria de vinhos nacionais comandado pela sommelière Gabriela Monteleone.

Programação

12h – Vernissage

15h – Bate-papo “Ainda sobre o modernismo? Arte, arquitetura e reflexões sobre o futuro” com de Zé Miguel Wisnik, Guile Wisnik, Marina Wisnik e Jaime Lauriano, mediação por Marina Person

17h – Show “O ovo e o Vôo” com de Zé Miguel Wisnik, Guile Wisnik e Marina Wisnik

Lista de artistas

Bruno Baptistelli

Grupo Cinza

Gabriel Roemer

Gustavo Utrabo

Grua Arquitetos

Jaime Lauriano

Leon Ferrari

Manoela Medeiros

Marcelo Cidade

Miguel Antunes Ramos

Renato Maretti

Talles Lopes

Vão Arquitetura

Galeria idea!Zarvos

Endereço: Rua Sampaio Vidal, 978 – Jardins

Serviço: Galeria Idea!Zarvos recebe exposição “PROTO-TIPO”

Data: A partir de 1 de abril

Horário: Todos os dias, das 10h às 19h

Entrada Gratuita

Sobre Idea!Zarvos.

A Idea!Zarvos é responsável pelos edifícios mais emblemáticos da nova arquitetura de São Paulo. Contando com projeto de arquitetos premiados, cada edifício é único, com estética diferente dos padrões repetitivos da cidade e com alto potencial de valorização.

Nos 18 anos da incorporadora, sob o comando de Otavio Zarvos, sócio fundador da Idea!Zarvos, e Luiz Felipe Carvalho, sócio e CEO, são 40 prédios entregues e mais 25 entre obras, lançamentos e projetos em desenvolvimento. Airbnb, Nubank, Quinto Andar e outras dezenas de empresas de economia criativa escolheram edifícios da incorporadora para abrigar seus escritórios.

A trajetória da Idea!Zarvos comprova que é possível pensar diferente e investir em arquitetura autoral. Seus edifícios partem sempre de seus três pilares: estética apurada, funcionalidade e cuidado com o entorno e a cidade.

www.ideazarvos.com.br

Instagram: @ideazarvos

Facebook: idea!zarvos

Sobre Guilherme Giufrida

Mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ), foi pesquisador visitante na Sciences Po-Paris. É curador assistente no MASP, onde realizou a curadoria das exposições Luiz Zerbini: a mesma história nunca é a mesma, Histórias brasileiras, além do livro O MASP de Lina, entre outras. Foi curador do museu do louvre-pau brazyl e assistente curatorial da 10ª Bienal de Arquitetura de São Paulo. Realizou também os documentários: O Castelo, Banco Imobiliário e Filhos de Macunaima.

POR: Rita Moraes
Publicado em 22/03/2023