ConexãoIn

Fundação Telefônica Vivo promove primeira edição nacional do enlightED, uma das maiores conferências globais de educação

Começa nesta hoje, 19/10, o enlightED Hybrid Edition 2021, quarta edição do evento que se tornou uma das maiores conferências de educação, tecnologia e inovação. Nos próximos dias 19, 20 e 21 de outubro, em formato híbrido de presencial e online, estarão reunidos importantes especialistas para refletir e compartilhar soluções sobre três das grandes lacunas que foram desenvolvidas pela pandemia da Covid-19: o desafio de reduzir a brecha em inovação para transformar os sistemas educacionais; de resolver a falta de qualificação relacionadas com as novas necessidades sociais; e como lidar com a falta de habilidades digitais para recuperar a conexão com os jovens e promover mudanças positivas. A inscrição é gratuita e está aberta para todos os interessados pelo site do evento. 

Com o tema “Fechando lacunas”, o enlightED acontece simultaneamente em dez países – Espanha, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai, Venezuela e Brasil. A edição Brasil terá abertura de Christian Gebara, CEO da Vivo e Conselheiro da Fundação, hoje, 19/10, às 16h, seguido da palestra “Educação como principal ferramenta para enfrentar desigualdades”, ministrada por Dira Paes, atriz e uma das dirigentes do Movimento dos Direitos Humanos desde 2003. Ainda participarão do evento nomes como Alexandre Schneider, Presidente do Instituto Singularidades, pesquisador do Transformative Learning Technologies Lab da Universidade Columbia em Nova York e pesquisador do Centro de Economia e Política do Setor Público da FGV/SP; Paulo Blikstein, Professor brasileiro na Universidade de Columbia; Priscila Cruz, Presidente-executiva e co-fundadora do Todos Pela Educação; Celso Athayde, CEO da Favela holding, fundador da Central Única das Favelas (CUFA) e autor de best sellers como “Cabeça de Porco”, entre outros. O encerramento, no dia 21/10, contará com o produtor cultural Kondzilla, com a palestra “A contribuição da inovação e da tecnologia para tornar a aprendizagem mais atrativa para os jovens”.

Na agenda global – que contará com legendas nos idiomas português, inglês e espanhol, quando não for o idioma original – estão confirmadas presenças de nomes como Milton Ribeiro, Ministro de Educação do Brasil, Vinton Cerf, considerado o pai da internet;  Daniel Goleman, psicólogo, jornalista e autor do best-seller Inteligência Emocional; o tenista Rafael Nadal; José María Álvarez–Pallete, presidente da Telefônica; Diego del Álcazar Benjumea, CEO e vice-presidente da IE University; Olli-Pekka Heinonen, ex-ministro da educação da Finlândia e atual diretor-geral da International Baccalaureate (IB); Howard Gardner, psicólogo, investigador e professor da Universidade de Harvard; Kiran Bir Sethi, fundadora de Design for Change e The Riverside School na Índica, também finalista do Global Teacher Prize 2019; Hadi Partovi, fundador do Code.org; e Michelle Weise, autora de Long Life Learning, membro da lista Thinkers50 de 2021, entre outros.

“O objetivo da Fundação Telefônica Vivo é estimular a reflexão acerca das lacunas da educação, tema tão urgente e necessário no país, para que coletivamente possamos pensar em soluções eficazes”, explica Americo Mattar, diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo. A instituição, que é uma das responsáveis pelo pilar social no conceito ESG da Vivo, tem forte atuação no campo educacional e desenvolve uma série de iniciativas no campo de inovação educativa. “A Fundação acredita que a digitalização do país é fundamental para promover a inclusão social, diminuir as desigualdades e ampliar a cidadania. E, alinhado ao nosso propósito de Educar para Transformar, é que trouxemos o evento para o Brasil, a fim de regionalizar essa discussão e debater as propostas de diferentes atores sociais”, conclui Americo. A programação teve uma curadoria cuidadosa, a fim de garantir a diversidade presente na sociedade, também no debate – são mães, jovens, artistas, autoridades e educadores, juntos na busca de soluções para transformar o nosso país

O enlightED Hybrid Edition 2021é organizado pela Fundación Telefónica, IE University e South Summit. Desde que foi criado em 2018, o enlightED já reuniu 470.000 espectadores únicos de 46 países e 300 palestrantes internacionais, consolidando-se como uma referência mundial no âmbito da inovação educacional. 

Além do site do evento, a transmissão dos três dias de programação também será realizada pelo site do Terra. 

Sobre a Fundação Telefônica Vivo

Há mais de 22 anos no Brasil, a Fundação Telefônica Vivo é uma das responsáveis pela esfera social no conceito ESG da companhia. Com foco em educação como pilar essencial de transformação da sociedade, contribui com o desenvolvimento e inclusão digital de estudantes e educadores por meio de projetos que estimulam novas oportunidades de ensino e aprendizagem. A instituição oferece cursos à distância e gratuitos de formação continuada para qualificar educadores a desenvolverem práticas pedagógicas inovadoras, alinhadas à BNCC, e plataforma online com recursos digitais de aprendizagem que apoiam professores, pais e alunos na rotina de estudos em casa. Para os jovens, oferece oportunidades que visam potencializar habilidades em três temáticas principais: projeto de vida, empreendedorismo social e tecnologias digitais. Além disso, a Fundação trabalha fortemente o voluntariado corporativo, que tem como objetivo sensibilizar e engajar colaboradores da Vivo em ações que gerem impacto social, tanto no formato presencial quanto digital.

#conexaoin

#conectadocomanoticia 

POR: Rita Moraes
Publicado em 19/10/2021