ConexãoIn

FLIPF encerra sua 4ª edição com recorde de público e convidados

 

A Festa Literária Internacional de Praia do Forte superou as expectativas e registrou recorde de público em sua 4ª edição, reunindo nos quatros espaços oficiais e ambientes parceiros do projeto, mais de 15 mil pessoas, entre comunidade local, moradores do litoral norte, turistas de toda a Bahia e de vários estados brasileiros, além de alunos de escolas públicas e particulares, principalmente das escolas municipais de Mata de São João. “Passaram por esta edição nomes como Ailton Krenak, Aline Bei, Sidarta Ribeiro, Maria Valéria Rezende, João Bosco, Antonio Nóbrega, e muitos outros autores(as) e artistas que deixaram o nosso evento ainda mais impactante e inesquecível”, comenta a Diretora geral da FLIPF, Vanessa Vieira.

Com uma programação intensa e diversa, a FLIPF realizou, em quatro dias de evento, mais de 90 atividades, entre mesas literárias – que contaram com intérpretes do Pense em Libras, no espaço Canto da Palavra, contribuindo para a acessibilidade de conteúdos importantes -, bate papos, oficinas, lançamento de livros, contações de histórias, workshop, saraus, Slams, performances artísticas, manifestações culturais, apresentações musicais locais, shows nacionais e locais, com mais de 140 autores, escritores, performers, slamers, cantores, oficineiros, artistas visuais de todas as regiões da Bahia, nacionais e locais. Todas as atividades foram realizadas com o suporte de 25 estagiários, todos estudantes do Colégio Estadual Alaor Coutinho, localizado na região do Açuzinho.

De acordo com a diretora de comunicação da festa literária, Joana Marambaia, este projeto gera uma importante movimentação na economia local, sendo realizada em um período de baixa estação. “O evento contou com mais de 40 apoiadores locais dos mais diversos setores comerciais da cidade, entre pousadas, hotéis, restaurantes e serviços, que ajudaram a viabilizar o projeto, como contrapartida ao aquecimento da economia gerada pela Festa”, destaca. A edição de 2024 já está sendo planejada e em breve a data será divulgada.

A Festa Literária Internacional de Praia do Forte conta com importantes apoios do Espaço Baleia Jubarte, Projeto Tamar, Associação dos Moradores e Pescadores de Praia do Forte, Turisforte, institucional da Prefeitura Municipal de Mata de São João e Governo do Estado da Bahia. O projeto desta edição contou com a Lei de Incentivo à Cultura, o patrocínio da PetroReconcavo, e a realização da Trevo Produções, Gabiroba Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

POR: Rita Moraes
Publicado em 10/05/2023