ConexãoIn


Fligê 2022 começa com expectativa de atrair mais de 5 mil pessoas

A cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina, já está no clima para receber a Feira Literária de Mucugê (Fligê). A 5ª edição da Fligê é marcada pela retomada das atividades presenciais, que ficaram dois anos suspensas por conta da pandemia da Covid-19, e aborda o tema “Literatura e Ancestralidades”.
 
Segundo a secretária de turismo de Mucugê, Fabiana Profeta, o município com quase nove mil habitantes projeta superar a expectativa de participantes da última edição da Fligê. “Em 2019, a gente recebeu aqui em Mucugê um público de aproximadamente cinco mil pessoas e, neste ano, a gente espera ultrapassar esse número, de mais de cinco mil pessoas por dia.”
 
Desta quarta-feira (10) a domingo (14), Mucugê vai se tornar a capital da literatura na Chapada Diamantina. A feira atrai turistas de diversas partes do estado da Bahia e também do país. “É muito importante a realização e continuidade do evento, pois vem a somar com o município, não só pela singularidade literária e diversidade cultural, mas também para o turismo, porque toda a economia é aquecida”, destaca a secretária.
 
Pousadas, restaurantes, agências, associações de guias e comércio em geral já estão movimentados, o que gera renda e novas oportunidades de emprego. “Para os dias do evento, estamos programados para trabalhar com 100% de ocupação do nosso estabelecimento. Hoje, por conta da consolidação de eventos como a Fligê no município, a nossa empresa aumentou o quadro de funcionários”, afirma Ana Luisa Pimentel, sócia do Beco da Bateia Pizzaria e Restaurante.
 
Programação
 
Mesas literárias, leituras guiadas, oficinas, espetáculos, circuitos e desfiles literários, performances artísticas, instalações e expografias, intervenções artísticas, sessões de autógrafos e projetos pedagógicos fazem parte da programação da Fligê.
 
Nesta 5ª edição, Daniel Munduruku, Eliana Alves Cruz, Edvard Passos, Cristina Serra e Lívia Natália estão entre alguns nomes confirmados. Durante a Fligê, também ocorrem atividades para o público infantil na Fligêzinha, para os amantes da sétima arte, com a FligêCine, e muita música com os shows de Mateus Aleluia, Margareth Menezes e Anelis Assumpção. As atividades são gratuitas.
 
Fligê
 

Realizada desde 2016, a Feira Literária de Mucugê tem o apoio do Governo do Estado da Bahia, da Prefeitura Municipal de Mucugê e de coletivos e grupos culturais, além de parceria de instituições de educação estadual e federal. A programação completa está disponível no site da Fligê (fligemucuge.com.br/2022).

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 15/08/2022