ConexãoIn


Feira Março Mulher ofertará diversos atendimentos de saúde na Arena Fonte Nova

No mês em que se comemora o Dia Internacional da
Mulher, a Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, promoverá a Feira Março Mulher. A ação será realizada de 8 a 11 de março na Arena Fonte Nova, no estacionamento principal externo, localizado na Ladeira da Fonte das Pedras. Das 8h às 17h, serão ofertados consultas, exames e emissão de documentos exclusivamente para mulheres. A expectativa é que sejam feitos mais de 21 mil atendimentos nos quatro dias da ação.
Na Feira serão oferecidas consultas médicas nas especialidades de mastologia e ginecologia, além de consultas com cirurgião-geral para o encaminhamento de cirurgias eletivas de histerectomia, vesícula e hérnias umbilical, epigástrica e inguinal.
Haverá ainda consultas e exames oftalmológicos com distribuição de óculos para o público a partir dos sete anos; rastreamento para cirurgia de catarata de mulheres acima de 60 anos, e capsulotomia por Yag Laser, um tipo de procedimento que remove opacidades da cápsula posterior do cristalino.
Dentre os exames estão disponíveis o preventivo; ultrassonografia (mama, transvaginal, abdômen total, tireoide, vias urinarias, próstata via abdominal e partes moles); eletrocardiograma; Raio-x; mamografia em mulheres de 50 a 69 sem indicação médica; exames laboratoriais e Testes Rápidos ISTs (HIV, Sífilis e Hepatite).
As mulheres terão acesso também a procedimentos odontológicos com tratamento de canal, restaurações e reconstruções dentárias, cirurgias da cavidade bucal, extrações, aplicação de flúor, atividades coletivas na atenção especializada e tratamento de doenças da gengiva, limpeza e retirada de placa bacteriana.
Quem for à Feira Março Mulher terá ainda orientação de saúde e nutricional, espaço saúde, com aferição de pressão arterial e de glicemia, dicas saudáveis e demonstração dos diferentes grupos alimentares. As mulheres poderão também atualizar a carteira de vacinação.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, explica que para ter acesso aos atendimentos, as mulheres devem comparecer ao local de atendimento com o RG, cartão do SUS e requisição médica para a ultrassonografia. “Mais que apenas atendimentos, queremos fazer desta ação uma campanha de prevenção e diagnóstico precoce de doenças e orientar sobre temas na área de saúde”, destaca a Secretária.
Serviços de Cidadania
Além da oferta dos serviços de saúde, serão oferecidos serviços de cidadania como a emissão da primeira e segunda via de carteira de identidade de forma totalmente gratuita, inscrição no CPF e emissão de antecedentes criminais.
A ação proporcionará para as mulheres o cadastramento e/ou atualização dos dados pessoais e profissionais do trabalhador no Sistema IMO (Intermediação de Mão de Obra), viabilizando o acesso à intermediação de mão de obra e demais serviços do SINE.
Na Feira Março Mulher haverá um espaço voltado para o fortalecimento econômico de empreendedoras negras e indígenas, com a realização da Feira de Empreendimentos que contará com a presença de 20 expositoras. Na perspectiva do combate ao racismo, haverá orientação e momentos de diálogo sobre os impactos do racismo na saúde de mulheres negras e indígenas.
No espaço da ação será montada a Vila da Agricultura Familiar, uma feira organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural com o objetivo de apresentar e comercializar os produtos dos agricultores e agricultoras familiares da Bahia.
POR: Rita Moraes
Publicado em 07/03/2023