ConexãoIn

Feapaes-BA promove Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

As 77 Apaes e as 2 coirmãs filiadas à Federação das Apaes do Estado da Bahia – Feapaes-BA vão celebrar, entre os dias 21 e 27 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2021. Com base no tema “É Tempo de Transformar Conhecimento em Ação”, a campanha deste ano tem o objetivo de destacar a importância da aplicação dos direitos da pessoa com deficiência.

Para Narciso Batista, presidente da Feapaes-BA, é essencial buscar soluções que potencializem a prática efetiva. “Esse debate é fundamental para o avanço das ações que asseguram os direitos garantidos por lei”, afirma. A partir desse norte, a programação elaborada pela Federação vai discutir tópicos como o acesso à educação e cultura, mercado de trabalho, saúde e assistência social. Serão sete dias de conteúdo inclusivo, com a realização de webinars abertos ao público e transmitidos através do canal da federação no canal do Youtube/Feapaesba.

Serviço:

O que: Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2021

Quando: De 21 a 27 de agosto

Onde: No canal Youtube.com/feapaesba

Quanto: Gratuito

Programação:

Sábado (21/08)

19h – Solenidade de abertura, com a participação do presidente da Feapaes-BA, Narciso Batista, o primeiro diretor-secretário, Derval Freire, o coordenador de Arte e Cultura da federação, Antonio Marques, a coordenadora de Prevenção e Saúde, Mary Makhoul, e os autodefensores da Feapaes-Ba Débora Gil e Ronaldo Araújo. Além do autodefensor da Apae de São Francisco do Conde, José Santiago.

Segunda-feira (23/08)

09h – Webinar “Do Remoto ao Híbrido: pensando a prática pedagógica e os recursos digitais na volta às aulas semipresenciais nas Apaes da Bahia”. Participam a coordenadora estadual de Educação e Ação Pedagógica da Feapaes-BA, Kátia Leite e a mestra em Educação e Diversidade Pedagógica, Rosilene Oliveira.

15h – Webinar “Captação de Recursos”, conduzido pelo coordenador do setor da Feapaes-BA, John Mellroy, a diretora social da Federação na Bahia, Moana Meira, e a professora de cursos de pós-graduação, Letícia Lima.

16h30 – Webinar: “Educação Física e a volta às aulas: protocolos, cuidados e necessidades”, com Paulo Gonçalves, coordenador de Educação Física, Desporto e Lazer da Feapaes-BA e Bruno Barbosa, profissional de Educação Física.

Terça-feira (24/08)

10h – Webinar “Emprego Apoiado e a inclusão da Pessoa com deficiência no mercado de trabalho”. Estarão presentes a coordenadora estadual de Educação para o Trabalho, Emprego e Renda, Jaqueline Anthony, e a diretora do Centro de Formação Profissional e Coordenadora Nacional pela FENAPAES – Apae Brasil, de Educação Profissional Trabalho e Emprego, Iracema Aparecida

15h – Webinar “Direitos assegurados durante e pós a pandemia”, com Sidenise Estrelado, coordenadora de Defesa de Direitos da Feapaes-BA, Kátia Leite, coordenadora estadual de Educação e Ação Pedagógica da Feapaes-BA e Itana Lima, coordenadora Pedagógica do Centro Educacional Especializado da Apae Salvador.

Quarta-feira (25/08)

10h – Webinar “A grandeza do Programa da Autodefensoria quando executado na prática pelas Apaes”, com as coordenadoras Eliana Rosa (Feapaes-BA), Jaqueline Regina (FENAPAES- Apae Brasil) e Ana Pompeia (Apae de Feira de Santana). Participam também David de Jesus, coordenador social da Apae Salvador e Mercia Barbosa, especialista em Educação Especial e AEE.

15h – Webinar “Ações em saúde durante a pandemia”, com Mary Makhoul, coordenadora de Prevenção e Saúde da Feapaes-BA e Diretora da Apae Feira de Santana, Taisa Pereira, coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual – CER II/APAE Jacobina, e Milena Suellen, nutricionista da Apae FSA e da INTERKIDS.

16h30 – Webinar “Delicadezas e desafios do envelhecer: pessoas com deficiência, suas famílias e seus apoios”, com a presença das coordenadoras da Feapaes-BA, Tânia Brandão (envelhecimento) e Mary Makhoul (Prevenção e Saúde), além de Ricardo Pimenta, psicanalista e mestre em psicologia.

Quinta-feira (26/08)

10h – Webinar “A coordenação de família e seu papel na Apae”, com os Coordenadores de família da Feapaes-BA Roselene Cássia e Jurandir de Araújo, bem como do coordenador nacional de Família da FENAPAES-Apae Brasil, Rodolpho Dalla Bernardina.

15h – Webinar “Lei de Cotas 30 anos: avanços e desafios”, com a participação da coordenadora de Envelhecimento da Feapaes-BA, Tânia Brandão, o subprocurador geral do Trabalho (DF), Dr. Manoel Jorge e Silva Neto, e a procuradora jurídica da Federação das Apaes do Estado da Bahia, Dra. Isadora Maia.

16h30 – Webinar “Transformando conhecimento em ação nas organizações do terceiro setor”, com Elisângela Julião, gerente administrativa da Feapaes-BA, e Nailton Cazumbá, especialista em Contabilidade das Organizações do Terceiro Setor, Auditoria e Controladoria.

Sexta-feira (27/08)

15h – Webinar “Arte com ferramenta de inclusão”, com o coordenador de Arte e Cultura, Antonio Marques, por Diego Mendes, professor da Apae de Itanhém, pela professora de dança da Apae de Vitória da Conquista, Adriana Galvão e por José Joaquim, professor de Artes Visuais da Apae de São Francisco do Conde.

16h – Webinar “Relações de (Inter) dependência e cuidados sociais para pessoas com deficiência e suas famílias”, com Márcia Rocha, coordenadora de Assistência Social da Feapaes-BA e Edgilson Tavares, doutor e mestre em Serviço Social.

POR: Rita Moraes
Publicado em 17/08/2021