ConexãoIn

Feapaes-BA celebra os 20 anos do Programa de Autogestão e Autodefensoria

Neste ano, o movimento apaeano celebra os 20 anos do Programa de Autogestão e Autodefensoria, que foi formado com o intuito de contribuir para a autonomia de pessoas com deficiência, e estimular a participação efetiva em ações da Apae e na sociedade em geral. Na Bahia, a data será celebrada durante a programação de webinars desenvolvida pela Federação das Apaes do Estado da Bahia – Feapaes-BA para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece entre os dias 21 e 27 de agosto. “Este programa tem sido fundamental para darmos voz àqueles que até então eram pouco ouvidos. Mudanças importantes aconteceram e estão acontecendo”, disse o presidente da Feapaes-BA, Narciso Batista.

O nascimento do projeto trouxe mudanças significativas para o cenário das pessoas com deficiência no Brasil. Sobre os avanços conquistados, Eliana Rosa, coordenadora de Autogestão e Autodefensoria da Feapaes-BA, explica que antes do programa os assistidos não tinham participação ativa dentro da diretoria da instituição, e que só após a fundação isso passou a ser diferente. “Não tem como falar sobre eles sem primeiro ouvi-los. Hoje, os alunos fazem parte das decisões junto à diretoria executiva de todo o movimento apaeano, com direito a vez e voz, direito a votar e ser votado, e escolher seus representantes através de eleição”, pontua. No dia a dia, os autodefensores trabalham participando de reuniões e fóruns, além de acompanharem o processo das ações realizadas pelo movimento, opinando no que for necessário. A direção de cada unidade, seja ela municipal, estadual ou federal, tem o dever de escutar suas ideias e propostas.

Para a coordenadora, a iniciativa colaborou com uma mudança no olhar das pessoas em relação aos deficientes intelectuais, pois cada vez mais eles têm sido vistos como sujeitos empoderados, com capacidade para tomar as próprias decisões e fazer escolhas. Para os próximos anos, Eliana considera importante a continuidade da conscientização, a fim de que a sociedade acredite e aposte no potencial das pessoas com deficiência. “A expectativa é que todas as Apaes do Brasil, e principalmente da Bahia, tenham pessoas que façam parte das ações de autodefensoria para decidir o que é melhor para todos eles”, finaliza.

Serviço:

O que: Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2021

Quando: De 21 a 27 de agosto

Onde: No canal Youtube.com/FeapaesBA.

Quanto: Gratuito

Programação:

Sábado (21/08)

19h – Solenidade de abertura, com a participação do presidente da Feapaes-BA, Narciso Batista, o primeiro diretor-secretário, Derval Freire, o coordenador de Arte e Cultura da federação, Antonio Marques, a coordenadora de Prevenção e Saúde, Mary Makhoul, e os autodefensores da Feapaes-Ba Débora Gil e Ronaldo Araújo. Além do autodefensor da Apae de São Francisco do Conde, José Santiago.

Segunda-feira (23/08)

09h – Webinar “Do Remoto ao Híbrido: pensando a prática pedagógica e os recursos digitais na volta às aulas semipresenciais nas Apaes da Bahia”. Participam a coordenadora estadual de Educação e Ação Pedagógica da Feapaes-BA, Kátia Leite e a mestra em Educação e Diversidade Pedagógica, Rosilene Oliveira.

15h – Webinar “Captação de Recursos”, conduzido pelo coordenador do setor da Feapaes-BA, John Mellroy, a diretora social da Federação na Bahia, Moana Meira, e a professora de cursos de pós-graduação, Letícia Lima.

16h30 – Webinar: “Educação Física e a volta às aulas: protocolos, cuidados e necessidades”, com Paulo Gonçalves, coordenador de Educação Física, Desporto e Lazer da Feapaes-BA e Bruno Barbosa, profissional de Educação Física.

 

Terça-feira (24/08)

10h – Webinar “Emprego Apoiado e a inclusão da Pessoa com deficiência no mercado de trabalho”. Estarão presentes a coordenadora estadual de Educação para o Trabalho, Emprego e Renda, Jaqueline Anthony, e a diretora do Centro de Formação Profissional e Coordenadora Nacional pela FENAPAES – Apae Brasil, de Educação Profissional Trabalho e Emprego, Iracema Aparecida

15h – Webinar “Direitos assegurados durante e pós a pandemia”, com Sidenise Estrelado, coordenadora de Defesa de Direitos da Feapaes-BA, Kátia Leite, coordenadora estadual de Educação e Ação Pedagógica da Feapaes-BA e Itana Lima, coordenadora Pedagógica do Centro Educacional Especializado da Apae Salvador.

Quarta-feira (25/08)

10h – Webinar “A grandeza do Programa da Autodefensoria quando executado na prática pelas Apaes”, com as coordenadoras Eliana Rosa (Feapaes-BA), Jaqueline Regina (FENAPAES- Apae Brasil) e Ana Pompeia (Apae de Feira de Santana). Participam também Davi de Jesus, orientador social da Apae Salvador e Mercia Barbosa, especialista em Educação Especial e AEE.

15h – Webinar “Ações em saúde durante a pandemia”, com Mary Makhoul, coordenadora de Prevenção e Saúde da Feapaes-BA e Diretora da Apae Feira de Santana, Taisa Pereira, coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual – CER II/APAE Jacobina, e Milena Suellen, nutricionista da Apae FSA e da INTERKIDS.

16h30 – Webinar “Delicadezas e desafios do envelhecer: pessoas com deficiência, suas famílias e seus apoios”, com a presença das coordenadoras da Feapaes-BA, Tânia Brandão (envelhecimento) e Mary Makhoul (Prevenção e Saúde), além de Ricardo Pimenta, psicanalista e mestre em psicologia.

Quinta-feira (26/08)

10h – Webinar “A coordenação de família e seu papel na Apae”, com os Coordenadores de família da Feapaes-BA Roselene Cássia e Jurandir de Araújo, bem como do coordenador nacional de Família da FENAPAES-Apae Brasil, Rodolpho Dalla Bernardina.

15h – Webinar “Lei de Cotas 30 anos: avanços e desafios”, com a participação da coordenadora de Envelhecimento da Feapaes-BA, Tânia Brandão, o subprocurador geral do Trabalho (DF), Dr. Manoel Jorge e Silva Neto, e a procuradora jurídica da Federação das Apaes do Estado da Bahia, Dra. Isadora Maia.

16h30 – Webinar “Transformando conhecimento em ação nas organizações do terceiro setor”, com Elisângela Julião, gerente administrativa da Feapaes-BA, e Nailton Cazumbá, especialista em Contabilidade das Organizações do Terceiro Setor, Auditoria e Controladoria.

 

Sexta-feira (27/08)

15h – Webinar “Arte com ferramenta de inclusão”, com o coordenador de Arte e Cultura, Antonio Marques, por Diego Mendes, professor da Apae de Itanhém, pela professora de dança da Apae de Vitória da Conquista, Adriana Galvão e por José Joaquim, professor de Artes Visuais da Apae de São Francisco do Conde.

16h – Webinar “Relações de (Inter) dependência e cuidados sociais para pessoas com deficiência e suas famílias”, com Márcia Rocha, coordenadora de Assistência Social da Feapaes-BA e Edgilson Tavares, doutor e mestre em Serviço Social.

#conexaoin

#conectadocomanoticia 

POR: Rita Moraes
Publicado em 20/08/2021