ConexãoIn


‘Exposição Escoteiros do Brasil’ chega ao Boulevard Shopping Camaçari

Sonha em ser um escoteiro, mas não sabe como? Então, a oportunidade de conhecer mais sobre essa atividade é durante a “Exposição Escoteiros do Brasil”, que estará disponível para visitação no Boulevard Shopping Camaçari nesta sexta-feira, 22, e no sábado, 23, no horário de funcionamento do empreendimento. O evento é uma realização do Grupo Capuamy, da Região da Bahia, que busca homenagear a semana do escoteiro, trazendo as vivências e situações cotidianas enfrentadas pelo grupo.

De acordo com Alberto Alencar, coordenador da exposição, em Camaçari, o escotismo é um movimento forte que costuma atrair a atenção das famílias e o desejo por parte de meninos e meninas que desejam se tornar um escoteiro, principalmente por ser esta uma prática que se propõe a oferecer atividades progressivas, atraentes e variadas, respeitando as diferentes fases de desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.

“O escotismo propõe aos seus membros assumir seu próprio desenvolvimento, com o compromisso da educação permanente, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, responsabilidade, respeito e disciplina”, afirma Alencar, acrescentando que, na exposição, os visitantes terão acesso à história e fotografias da atuação do movimento escoteiro de Camaçari, além de itens que fazem parte da rotina dos escoteiros.

Para isso, no corredor do piso L1 do Boulevar, próximo à Le Pet Store, será montado um acampamento modelo (cenográfico), com barraca de camping, fogueira e estruturas em bambu, que são utilizadas pelos escoteiros no campo (mesa, fogão suspenso, etc), chamadas de “pioneirias escoteiras”. Além disso, também estarão expostos os famosos lenços escoteiros, itens de literatura e os equipamentos que são marca registrada do grupo, como cantil, lanterna, facas, machadinhas e mochila.

Os visitantes poderão ainda aprender sobre os aspectos importantes para a história do movimento escoteiro em Camaçari e no mundo, por meio de alguns jogos e brincadeiras que serão realizados com o público que comparecer, no horário das 14h às 20h, nos dois dias de evento.

 

 “Escolhemos o Boulevard, para receber a exposição, por ser o mais importante equipamento de compras, lazer e diversão que existe em nossa cidade, o que garante que nosso evento vai atingir públicos dos mais diversos possíveis”, pontua o coordenador, acrescentando que a União dos Escoteiros do Brasil, fundada em 1924, é uma organização nacional sem fins lucrativos que busca promover o caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, por meio da prática de escotismo no Brasil. Promovendo valores como diversidade, honestidade, inclusão e sustentabilidade, a ONG é a única organização brasileira reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro.

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 22/04/2022