ConexãoIn


Estudantes se preparam para a reta final do Enem

O mês de novembro iniciou e estudantes de todo o Brasil entraram na reta final preparatória para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizadas nos dias 13 e 20 de novembro de 2022. De acordo com a neuropsicóloga do Ensino Médio do Colégio Vitória-Régia, Viviane Santana, esse é o momento em que os alunos devem reduzir um pouco o ritmo e focar mais nas revisões e nos simulados, não deixar de priorizar os cuidados com a saúde mental.

 

“Para a maioria dos alunos, o ano letivo foi de muito aprendizado e renúncias, visando os estudos para o Enem. Então, nessa reta final, quando o nervosismo e a ansiedade são altos, o momento é de revisão de conteúdo. A dica é pegar as anotações, refazer os exercícios, olhar edições passadas e não deixar de treinar a redação. Dar maior atenção às disciplinas que exigem mais do candidato é outro diferencial”, ressalta a especialista.

 

Viviane Santana ainda diz que, para ter um estudo com qualidade e eficiência é necessário ter concentração, e isso de nada adianta se o ambiente de aprendizagem não for propício. “O local de estudo deve ser bem arejado, com muita luz e pouco barulho. Além disso, é preciso tirar tudo o que pode desviar a atenção, como celular, televisão, computador, tablet, dentre outros”, orienta.

 

Saúde mental

Não menos importante, a saúde mental merece destaque nesse contexto, já que o estresse, a ansiedade, o nervosismo e o medo muitas vezes costumam dominar o candidato. “Então, diariamente, separe alguns momentos do dia para relaxar e descansar, valorize o lazer, não sacrifique noites de sono para estudar e faça atividade física”, orienta a neuropsicóloga, ressaltando que é importante não estudar para a prova na véspera. “Você vai ficar mais nervoso do que já está, e pode acabar atrapalhando aquilo que já está fixado no seu cérebro”, explica.

 

Dicas para controlar a ansiedade

Durma bem;

Mantenha uma atitude positiva e confiante;

Chegue cedo ao local da prova;

Respire fundo;

Concentre-se somente na prova;

Lembre-se: você se preparou para o exame. Então, você é totalmente capaz!

POR: Rita Moraes
Publicado em 12/11/2022