ConexãoIn

Estado da Bahia entrega nova maternidade em Camaçari

O município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), agora conta com uma nova maternidade, com oferta de 110 leitos para atendimento em obstetrícia, ginecologia, neonatal e cirurgia plástica reparadora. Localizada ao lado do Hospital Geral de Camaçari (HGC), na Avenida Jorge Amado, o equipamento foi inaugurado nesta sexta-feira (30) pelo Estado da Bahia. As obras são resultado de uma parceria entre as secretarias da Saúde (Sesab) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur), via Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e o investimento foi de cerca de R$ 65,5 milhões, na estrutura e equipamentos. O governador Rui Costa esteve presente no ato.

A Maternidade de Camaçari vai beneficiar também aos municípios de Conde, Dias D’Ávila, Mata de São João, Pojuca e Simões Filho, atendendo os casos de alta complexidade. A previsão é realizar até 5.400 atendimentos mensais, com a média de 547 partos/mês. Os atendimentos começam na segunda-feira, 3, com acesso tanto por demanda espontânea quanto por meio da regulação estadual.

A nova maternidade possui três pavimentos mais cobertura, configurando um total de área construída de 10.296,91m². Serão ofertados 64 leitos de internação nas especialidades de obstetrícia clínica e cirúrgica, com gestão de alto risco, além de dez leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal, dez de unidade de cuidados intensivos (UCI) neonatal, cinco de UCI neonatal Canguru, oito de neonatologia, quatro de ginecologia, quatro de cirurgia plástica e cinco de pré-parto, parto e pós-parto (PPP). Há, também, banco de leite e um laboratório.

O atendimento em obstetrícia que era realizado no HGC foi desativado e toda a demanda será transferida para a Maternidade de Camaçari. Esta é a sexta maternidade inaugurada pelo Estado da Bahia nos últimos oito anos, ampliando o número de vagas e aumentando a complexidade dos atendimentos em diferentes regiões.

Repórter: Lina Magali 

POR: Rita Moraes
Publicado em 01/10/2022