ConexãoIn

Estacionamento Inteligente surge para amenizar disputa por vagas nas ruas

 

Encontrar vagas de estacionamento disponíveis é um desafio global nas grandes cidades em todo o mundo. Uma recente pesquisa de 2023, envolvendo 5.000 motoristas, revelou que 92% deles frequentemente enfrentam dificuldades ao buscar estacionamento. Esta realidade é ainda mais acentuada nas cidades, onde 55% da população global reside, de acordo com um relatório das Nações Unidas de 2022.

 

Diante desse cenário, gestores urbanos, autoridades de aplicação da lei e instituições de ensino estão concentrando esforços na otimização, alocação e administração de espaços de estacionamento nas ruas, à medida que a demanda continua a crescer. A tecnologia de estacionamento inteligente, baseada no reconhecimento automático de placas de veículos (ALPR)), desempenha um papel fundamental na modernização da gestão de estacionamento nas vias públicas, melhorando a fiscalização e o cumprimento das normas.

 

“Os sistemas ALPR incluem câmeras especializadas que capturam imagens de placas de veículos e analíticos que automatizam a leitura, identificação e possível correspondência com as placas de veículos listadas em um banco de dados ativo. Deste modo, tornam mais fácil para as organizações policiais, municipais e comerciais localizarem veículos de interesse e fazerem cumprir as normas de estacionamento. A tecnologia ALPR não apenas melhora a experiência de estacionar dos motoristas, mas também pode ajudar a reduzir o trânsito e as emissões, contribuindo para aumentar a eficiência operacional e o compliance do espaço, bem como melhorar a segurança dos policiais”, explica Adriano Salomão, diretor de Engenharia da Genetec Brasil.

 

Livrando-se da aplicação manual
À medida que a tecnologia avança, a tradicional prática de oficiais uniformizados circularem entre veículos o dia todo para verificar credenciais de estacionamento se tornou uma relíquia do passado. Esse processo se revelou demorado e ineficiente, deixando as pessoas sujeitas a multas frequentes, o que, por vezes, gera frustrações que culminam em situações desagradáveis. A emissão e impressão de credenciais manuais também demonstrou ser um processo moroso e dispendioso. Além disso, para os clientes, adquirir e pagar por credenciais muitas vezes se transforma em um aborrecimento. Esquecimento de credenciais, transições entre veículos e o desafio de fiscalizar esse método se tornaram fontes de incerteza e fraquezas suscetíveis a fraudes.
“Quando o gerenciamento é manual, reservar tempo para descobrir como estacionamentos, garagens e meios-fios estão sendo usados todos os dias pode drenar recursos e orçamentos. Mas essas informações são vitais para a tomada de decisões, pois as cidades e organizações trabalham para otimizar sua disponibilidade e melhorar os serviços. Portanto, encontrar uma maneira mais fácil de coletar esses insights é fundamental para as operações e é exatamente neste contexto que entram as soluções ALPR, como o Genetec AutoVu, que modernizam o processo, beneficiando tanto as organizações que gerenciam os espaços, quanto os motoristas que o utilizam”, ressalta Salomão.
Os principais diferenciais da solução da Genetec são:

  • Melhora da fiscalização – quando as normas e credenciais de estacionamento não são devidamente aplicadas, as áreas podem ficar cheias de clientes inadimplentes. O ALPR pode ajudar registrando os veículos conforme entram e saem dos estacionamentos monitorados, alertando a equipe sobre violações e ocupação das áreas em tempo real. Uma câmera ALPR pode ser montada em um veículo de fiscalização para escanear continuamente as placas e enviar alertas em tempo real. Essa abordagem também pode ser aplicada para estacionamentos na rua – onde permite que as equipes marquem veículos digitalmente sem nunca sair de seus veículos e apliquem todas as normas imediatamente.
  • Fiscalização Aprimorada e em Tempo Real: Quando as normas e credenciais de estacionamento não são aplicadas de forma eficaz, os espaços podem rapidamente encher-se de veículos de clientes inadimplentes. A tecnologia ALPR atua como um vigilante digital, registrando os veículos à medida que entram e saem dos estacionamentos monitorados. Isso permite alertas em tempo real para a equipe sobre violações e ocupação das áreas. Além disso, uma câmera ALPR pode ser instalada em um veículo de fiscalização, digitalizando continuamente as placas e enviando alertas em tempo real. Essa abordagem também é aplicável a estacionamentos na rua, permitindo que as equipes marquem veículos digitalmente sem nunca sair de seus veículos, garantindo a aplicação imediata das normas de estacionamento.
  • Garantia de compliance – a solução ALPR dá às organizações a capacidade de ver quais lotes têm mais veículos em situação irregular e ajustar dinamicamente as rotas de patrulha para aplicar as penalidades. Pode identificar infratores como parte da aplicação de rotina, para que as instituições possam lidar com infratores reincidentes, além de selecionar de modo automático zonas e normas de aplicação com base em coordenadas de GPS.
  • Redução de emissões e congestionamento – A eliminação de portões em estacionamentos ajuda a reduzir a marcha lenta e as emissões, proporcionando uma experiência de estacionamento mais suave. Sistemas ALPR fixos alertam as equipes sobre veículos irregulares e facilitam o gerenciamento de lotes remotos.
  • Automatização do acesso e de fraudes – possibilita que as organizações usem placas de veículos como credenciais para, por exemplo, os funcionários municipais em estacionamentos do Município. Além disso, câmeras fixas alertam a equipe sobre estacionamentos irregulares e podem ser usadas para monitorar quando veículos liberados de saneamento ou manutenção entram ou saem de lotes específicos.
  • Monitoramento de veículos para PARCS – para sistemas de controle de acesso e receita de estacionamento (PARCS) que oferecem sistemas computadorizados em tempo real para clientes transitórios e credenciados, a ALPR pode rastrear onde as pessoas estacionaram, ajudar os clientes que estacionam por longos períodos a localizar seu veículo, verificar quanto tempo ficaram estacionados em um lote e identificar veículos procurados ou indicados como roubados ao entrar em uma instalação.
  • Aperfeiçoamento da experiência do cliente – o estacionamento pago por meio da placa elimina a despesa e a complicação de tickets e credenciais impressas. Algumas soluções ALPR permitem o registro on-line de credenciais ou pagamento usando uma placa de veículo, o que economiza um tempo significativo das empresas durante os períodos de renovação. “Os pós pagamento por dispositivo móvel, em particular, está crescendo em popularidade. Algumas soluções ALPR possibilitam esse serviço que permite aos participantes chegarem ao local, estacionarem seus veículos, desfrutarem do evento (show ou jogo) e saírem, tudo sem parar para usar as máquinas de pagamento no local. Em vez disso, podem pagar pelo estacionamento antes, durante ou depois do evento usando um dispositivo móvel. Esse serviço beneficia mais quem o utiliza, pois reduz o congestionamento nos pontos de pagamento e faz com que os participantes entrem e saiam mais rapidamente” explica Salomão.
  • Inovações tecnológicas – algumas ferramentas de ALPR podem ser usadas com outras soluções, como máquinas de pagamento móvel, aplicativos de pagamento e leitura digital. Podem até ser integrados a câmeras acopladas ao corpo, para que os policiais possam registrar quaisquer incidentes e permanecer seguros no trabalho. “Muitas organizações e cidades estão unificando seus sistemas ALPR com soluções de segurança em uma única plataforma, o que possibilita que encontrem e analisem rapidamente vídeos e dados associados às placas de veículos para coletar evidências. Alguns podem até alertar diretamente as agências de aplicação da lei sobre veículos de interesse, sem o conhecimento do pessoal do estacionamento.
  • Uso de dados coletados para melhoria continuamente os dados capturados por um sistema ALPR podem ajudar na definição de rotas com base no pico de ocupação, mirar áreas de baixo compliance, reduzir contestações por multas emitidas e identificar infrações automaticamente.

“À medida que as populações urbanas crescem e a disputa pelo estacionamento nas ruas fica mais intensa, as soluções de tecnologia que automatizam e otimizam os processos estão ajudando as cidades, organizações de estacionamento, campi e motoristas a enfrentar o desafio”, conclui Salomão.
Sobre a Genetec
A Genetec Inc. é uma empresa global de tecnologia que vem transformando o setor de segurança física há mais de 25 anos. Hoje, a empresa desenvolve soluções projetadas para melhorar a segurança, a inteligência e as operações de empresas, governos e comunidades em que vivemos. Seu principal produto, o Security Center, é uma plataforma de arquitetura aberta que unifica vigilância por vídeo baseada em IP, controle de acesso, reconhecimento automático de placas de veículos (ALPR), comunicações e análises. Fundada em 1997 e sediada em Montreal, Canadá, a Genetec atende seus clientes por meio de uma extensa rede de parceiros de canal e consultores certificados em mais de 159 países.
 

POR: Rita Moraes
Publicado em 30/11/2023