ConexãoIn

Especialista dá dicas de como manter a pele saudável no verão

Com a chegada da estação mais desejada e quente do ano, o verão, as atividades ao ar livre e a exposição excessiva ao sol aumentam, por isso, nesta época, é preciso adotar alguns hábitos fundamentais para manter a pele saudável e bonita. De acordo com o consultor de beleza da Drogaria São Paulo, Amauri dos Santos, embora seja um clima agradável, o corpo costuma ser diretamente afetado durante as temperaturas mais intensas e o contato frequente com a água do mar. “São esses fatores que contribuem para o surgimento de diversos problemas de pele”, sinaliza.

Por isso, alguns cuidados devem ser redobrados, no intuito de reduzir a flacidez, perda de textura, desidratação, manchas, rugas, e, sobretudo, o envelhecimento precoce e o ressecamento da pele, condições que, se não forem controladas podem evoluir para casos mais graves, como as infecções ou até mesmo o câncer. Segundo o especialista, existem diversas formas para aproveitar o período sem colocar a saúde em risco. “Tudo começa pelo autocuidado, utilizando os produtos dermocosméticos corretos para uma rotina diária de skin care, adotar um estilo de vida equilibrado e evitar exposição solar entre as 10h da manhã e 16h da tarde”, completa o consultor.

Os dias de sol também exigem uma hidratação reforçada por dentro e por fora. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco. “Todos os dias, é importante aplicar um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele”, orienta Amauri, recomendando, que, durante a higiene, os sabonetes devem ser compatíveis com o tipo de pele, e a temperatura da água ideal é a fria ou morna, para evitar o ressecamento. Além desses cuidados, um outro fator indispensável, em qualquer época do ano, é o uso de um bom protetor solar em todas as partes expostas do corpo.

Conforme o profissional, o produto deve ser aplicado após o banho, limpeza ou hidratação, cerca de 30 minutos antes de entrar em contato com o sol, para ativar seu fator de proteção, que pode ser FPS30, FPS50, FPS70 ou mais. Outras maneiras de bloquear boa parte da radiação ultravioleta é utilizando chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, barracas de praias feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% dos UVs e o uso de óculos escuros, que previnem catarata e outras lesões nos olhos.

Para potencializar ainda mais a saúde da pele, o consultor de beleza dá o passo a passo de uma rotina de skin care infalível. Confira abaixo!

1º) Limpeza: Limpe o rosto com água micelar e depois lave com o sabonete próprio para o seu tipo de pele. É necessário retirar a sujeira e a oleosidade excessiva, os resíduos dos produtos que usamos.

2º) Tônicos: Se forem indicados para o seu tipo de pele, não deixe de usar. Eles servem para normalizar o pH da pele, que pode ter sido alterado pelo sabonete ou outro produto de limpeza. Eles mantêm os poros fechadinhos!

3º) Antioxidantes: Em sérum ou booster, são eles que combatem os radicais livres. O uso evita o surgimento precoce de rugas, uniformiza o tom da pele, ajuda na flacidez e deixa a pele com mais viço.

4º) Hidratação: Uma das partes mais importantes, pois é o hidratante que vai “alimentar”a pele e preparar para enfrentar o dia. Aplique um que seja indicado para o seu tipo de pele e espere cinco minutos. Nesse tempo ele vai agir e não irá atrapalhar a absorção do próximo produto.

5º) Protetor solar: Depois de hidratar, aplique o protetor de acordo com o seu tipo de pele. Sempre com FPS acima de 30, combinado?

POR: Rita Moraes
Publicado em 23/12/2022