ConexãoIn

Escritor paulista Graciliano Rocha lança biografia de Irmão Dulce, hoje, 23, na Saraiva, do Shopping Salvador

O jornalista e escritor paulista, Graciliano Rocha, lança hoje, 23 de setembro, na Livraria Saraiva, do Shopping Salvador, a biografia “Irmã Dulce, a Santa dos Pobres”. São 296 páginas, dedicadas a figura baiana, que levou uma vida abnegada em servir pobres doentes, que chegavam à cidade baixa, em Salvador.

O livro reúne dados históricos, documentos e histórias, em formato de depoimentos, entre eles, de personalidades mundiais, a exemplo do escritor Paulo Coelho, que em 1967, foi ajudado por Irmã Dulce. “Eu estava literalmente passando fome há dias, doente, perdido em Salvador. Tinha fugido de um sanatório psiquiátrico onde fora internado por meus pais. Vaguei sem rumo pelas ruas da cidade sem um centavo no bolso, até que alguém me disse que havia uma freira que poderia me ajudar. Fui a pé até a casa da freira. Juntei-me às muitas pessoas que estavam ali em busca de socorro, chegou minha vez, e de repente estava frente a frente com ela. Perguntou o que eu queria – e a resposta foi simples: “Não aguento mais, quero voltar para casa e não tenho como”. Ela não fez mais perguntas. Pegou um papel em sua mesa, escreveu “vale um bilhete de ônibus até o Rio”, assinou, e pediu que fosse à rodoviária com ele e mostrasse a qualquer motorista. Achei uma loucura, mas resolvi arriscar. O primeiro motorista que leu o que estava escrito no papel mandou que eu embarcasse. Isso era o poder daquela freira: uma autoridade moral que ninguém ousava desafiar”, afirmou Coelho, em trecho exclusivo para o livro ‘Irmã Dulce, a santa dos pobres’. 

Rocha que é formado em Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Ele Trabalhou no jornal Folha de S.Paulo, onde cobriu temas como a renúncia de Bento XVI, a guerra do Mali (África) e a operação Lava Jato. Atualmente, é editor do BuzzFeed News no Brasil.

“Eu conhecia Irmã Dulce desde pequeno com o senso comum de saber que era uma freira importante na Bahia que ajudava as pessoas. Quando eu participei da cobertura da missa de beatificação dela, em 2011, pude perceber que era uma história fascinante. Comecei a apurar mais sobre a vida dela e me dei conta que não caberia nas páginas de um jornal. Por isso, decidi fazer o livro. Me encantei com o fato dela ter bom trânsito com as mais variadas religiões e forças políticas”, explica Rocha que para fazer o livro entrevistou mais de 100 pessoas e pesquisou documentos no Brasil, Itália e Estados Unidos.

Serviço:

Livro Irmã Dulce, a Santa dos Pobres
Autor: Graciliano Rocha
296 páginas
Preço sugerido: R$ 49,90
Lançamento em Salvador. 23 de setembro, às 19h, na livraria Saraiva do Salvador Shopping 

#conexaoin99#conectadocomanoticia

POR: Rita Moraes
Publicado em 23/09/2019