ConexãoIn

Encontro Periférico de Artes chega a sua 5ª edição e abre convocatória para a Batalha de Pagode Baiano

Já está aberta a convocatória para a Batalha de Pagode Baiano da 5ª edição do EPA! Encontro Periférico de Artes, que acontece entre os dias 17 e 19 de dezembro.  Contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2019-2020, o EPA! selecionará 12 participantes cisgêneros e transgêneros, que batalharão no último dia de programação, desta que será uma edição especial. As inscrições, individuais, estão abertas até o dia 30 de novembro e devem ser realizadas via formulário, no link disponível no Instagram do festival https://www.instagram.com/epa.ba/. Não são aceitas participações de duplas, trios ou grupos.

Os critérios de seleção utilizados pela curadoria, formada por profissionais da dança da Bahia, são: dançar Pagode Baiano, qualidade na realização dos movimentos de dança, entrosamento com músicas instrumentais e percussivas deste gênero musical, criatividade e originalidade. A divulgação dos nomes dos candidatos escolhidos acontecerá no Instagram @epa.ba, a partir de 2 de dezembro.

EPA!

Dedicado à valorização e difusão de manifestações populares, da arte negra e de periferia, o EPA! É uma plataforma de pluralidade artística, que intercruza as linguagens da dança, teatro, música, literatura e cinema. Neste ano, acontece de forma online, entre 17 e 19 de dezembro, via Zoom, Google Meet, YouTube e Instagram.

 

O festival articula pesquisas sobre ancestralidade e manifestações populares em dança com a atuação e produção dos artistas idealizadores jovens negros baianos, Bruno de Jesus e Inah Irenam, no cenário do estado, assumindo um olhar crítico às tensões e paradoxos do seu povo como inspiração.

 

Sobre o Rumos Itaú Cultural

Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 75,8 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas 1,5 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 7 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.

Na última edição, de 2019-2020, os 11.246 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 23 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 92 projetos.

SERVIÇO:

Convocatória Batalha de Pagode Baiano

Projeto EPA! Encontro Periférico de Artes

Rumos Itaú Cultural 2019-2020

De 17 a 30 de novembro

Em https://www.instagram.com/epa.ba/

#conexaoin

#conectadocomanoticia

#pagode

#bahia

POR: Rita Moraes
Publicado em 19/11/2021