ConexãoIn

Em outubro, 17ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Prado celebra a Gastronomia em Todos os Sentidos

A cidade de Prado, no Sul da Bahia, se prepara para receber a 17ª edição do tão aguardado Festival Gastronômico e Cultural de Prado e seus destinos Guaratiba, Cumuruxatiba e Corumbau. O evento, tradicionalmente realizado no início do quatro trimestre do ano, acontecerá este ano de 6 a 22 de outubro, abrangendo não apenas a sede do município, mas também os seus distritos turísticos, incluindo Corumbau, Cumuruxatiba e Guaratiba.

Sob o tema “Gastronomia em todos os sentidos: uma celebração à cozinha multissensorial”, o festival promete envolver os participantes em uma experiência gastronômica única, explorando os diferentes sentidos envolvidos na apreciação da culinária. Os estabelecimentos participantes irão competir em sete categorias, sendo elas: Prato Principal, Petiscos, Pizzas, Oriental, Lanches, Sobremesa e Drinks.

Cada um dos estabelecimentos participantes será desafiado a não apenas satisfazer o paladar, mas também estimular os outros quatro sentidos: o tato, o olfato, a visão e a audição. O paladar pode ser explorado pela harmonia dos sabores, enquanto a audição percorre o som do preparo. Já o olfato revela os aromas que encantam e o tato, proporciona conexão direta com a comida. A visão, por sua vez, entre o prato como obra de arte por meio da montagem e da apresentação final dos pratos.

Organizado em parceria entre o Sebrae, a Prefeitura de Prado e a Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais (APRHOPE), o Festival Gastronômico e Cultural de Prado tem o objetivo central de fomentar o setor gastronômico local, impulsionar as vendas de produtos, aprimorar as habilidades dos empreendedores e realçar a riqueza do trade turístico.

Na edição anterior, em 2022, os resultados foram impressionantes: foram criados 111 novos postos de trabalho e um notável índice de aprovação de 96% pelas empresas participantes. Juntas, essas empresas venderam 31 mil pratos durante o festival, gerando um faturamento total de R$1,4 milhões.

Além dos aspectos econômicos, o evento também destaca a potencialidade turística e cultural da região, ressaltando as belezas naturais de Prado e seus distritos. Com uma tradição já firmada no calendário festivo da cidade, o

ança de todos os participantes, os organizadores estão tomando as medidas que serão rigorosamente seguidas para garantir que o festival seja um ambiente seguro para todos os moradores, visitantes, turistas, empresários dos segmentos diversas, além de convidados do poder público e privado de outros que prestigiarem o festival.
POR: Rita Moraes
Publicado em 26/09/2023