ConexãoIn

Dia do Motorista: dicas para ser um bom condutor

O dia do motorista é celebrado anualmente no dia 25 de julho, data que faz alusão a São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas e viajantes. Um bom motorista é quem cuida não só de si mesmo, como também das pessoas que compartilham as vias públicas com ele. Portanto, é como um jogo em equipe, quanto mais condutores tiverem consciência da sua responsabilidade no trânsito, mais justo e seguro o espaço fica para todos.

Mas que práticas um bom motorista deve ter? Que habilidades trazem mais segurança ao trânsito? A Zapay, fintech de tecnologia e pagamentos de débitos veiculares, traz algumas respostas para essas questões.

Aposte da direção defensiva

A direção defensiva é a forma cautelosa de conduzir veículos para evitar acidentes, tendo em vista as ações incorretas de outros motoristas ou condições adversas no trânsito. É importante que o condutor busque adotar práticas como manter a distância do veículo à frente, respeitar os limites de velocidade, dar preferência a outros automóveis, mesmo quando não for mandatório, e sempre estar atento a tudo o que acontece ao redor do carro (à frente e atrás).

Lembre-se que o trânsito é formado por veículos de diferentes portes, como bicicletas, motocicletas, automóveis, caminhões, ônibus, além dos pedestres, que sempre devem ser respeitados. Cada meio de transporte ocupa espaços diferentes e têm regras específicas no trânsito, e é fundamental para qualquer motorista prezar pela cautela e cortesia com o próximo.

Não utilizar o celular ao dirigir

Segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), a falta de atenção ao volante causada pelo uso de celulares está entre os principais fatores de risco para a ocorrência de acidentes de trânsito. Para se ter uma noção do problema, as chances de se envolver em um acidente aumentam 400% quando o motorista verifica mensagens no celular. Além disso, dirigir segurando o aparelho celular é considerado uma infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para evitar estes riscos, nunca manuseie o celular ao dirigir. Atualmente, diversas plataformas integradas aos carros novos auxiliam o motorista a utilizar algumas das funções dos smartphones de forma segura. Um destes exemplos é o espelhamento do celular na central multimídia (via Android Auto ou Apple CarPlay, por exemplo), que permite reproduzir aplicativos de navegação, mensagens e músicas sem a necessidade de segurar o celular.

Respeite a sinalização de trânsito

Prestar a atenção e obedecer à sinalização das vias é fundamental para um trânsito mais seguro. Muitos acidentes acontecem pelo desrespeito dos motoristas a um semáforo, a uma placa de pare, ou de conversão proibida, por exemplo. Vale ressaltar que há três tipos de placas definidas pelo CTB: de indicação, que orientam percursos, indicam saídas e entradas para estradas e locais para fazer retorno; de regulamentação, que sinalizam as proibições, as obrigações e as condições das ruas e estradas; e de advertência, que informam sobre as condições de uma rua ou estrada, alertando para os perigos.

Mantenha a manutenção do veículo em dia

A obediência às dicas anteriores pode ficar prejudicada caso o veículo não esteja com a manutenção em dia. Observar se itens como sistema de freios, suspensão, direção, pneus e iluminação estão em perfeito funcionamento é essencial para garantir a segurança para o motorista, passageiros e demais usuários da via.

Até mesmo um descuido simples, como pane seca por não abastecer o veículo, pode resultar em acidente e gerar uma infração de trânsito. Portanto, fique atento para uma revisão preventiva do veículo. Não se esqueça de incluir nessa verificação a consulta de débitos veiculares. Se tiver alguma pendência, como IPVA, licenciamento ou multas de trânsito, conte com a Zapay para resolver isso de forma rápida e segura.

Sobre a Zapay

 A Zapay é uma fintech com o propósito de facilitar a vida dos proprietários de veículos. Por meio do app, motoristas podem consultar débitos de trânsito e realizar pagamentos de multas, impostos e IPVA. Fundada em 2017, a startup já ajudou mais de 10 milhões de motoristas a consultarem seus débitos veiculares. Dentro do setor, é a empresa com a maior quantidade de parcerias, como Picpay, Sem parar, Veloe, Porto Seguro e Serasa. A Zapay é a empresa que tem a mais completa cobertura nacional de consultas a débitos veiculares, integrada aos DETRANS de todos os estados brasileiros, e também credenciada junto à Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN). Em 2021 recebeu aporte de R$7,5 milhões, em rodada seed liderada pela DOMO Invest, e segue seu plano de se tornar o primeiro Unicórnio do Cerrado até 2024

POR: Rita Moraes
Publicado em 24/07/2023