ConexãoIn

Conheça o casarão milenar destruído pelo deslizamento do Morro da Forca, Ouro Preto, Minas Gerais

O casarão que ficou totalmente destruído na cidade história de Ouro Preto, Minas Gerais, ontem, dia 12, foi erguido pela família tradicional Baeta Novaes,  comerciantes, em 1890. A casa tinha pisos em marcheteria e teto em madeira feito à mão. 

“(O imóvel) tinha um forro belíssimo, todo almofadado, com madeira de lei, e agora ruiu. É mais um pedaço da memória de Ouro Preto que se apaga em decorrência das chuvas”, afirmou a secretária municipal de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Margareth Monteiro.

O Solar Baeta Neves era protegido pelo Iphan e foi um dos imóveis restaurados pelo Programa Monumenta, do Instituto em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto. A obra, que recebeu investimentos de R$ 373,5 mil, foi entregue em 2010.

Em 2012, o casarão, que pertencia ao município e guardava alguns arquivos antigos da Secretaria de Patrimônio referentes a processos de construção, foi interditado, por causa de outro deslizamento.

E disse que “o Escritório Técnico do Iphan esteve no local poucos minutos após o desastre, e vem acompanhando o andamento da situação, por meio de troca constante de informações junto à prefeitura municipal e às demais entidades competentes”.

Confira as fotos.

#conexaoin

#conectadocomanoticia 

POR: Rita Moraes
Publicado em 13/01/2022