ConexãoIn

Como se preparar para as matérias de Exatas do Vestibular sem gastar nada

Faltando menos de 100 dias para o Enem e outros vestibulares, diversos candidatos estão fazendo as suas revisões para as provas. Com a pandemia, muitos concorrentes começaram a estudar de forma remota, e desde então usam a internet como aliado para os seus estudos.

Com o objetivo de auxiliar na preparação dos alunos para as avaliações, a Plataforma Professor Ferretto – canal 100% online, com foco no conteúdo para o Ensino Médio, ENEM e vestibulares – lançou cursos gratuitos para explicar tópicos das disciplinas de Exatas – Matemática, Física e Química básicas.

Os conteúdos são disponibilizados no próprio site, e os alunos podem acessá-los após realizarem um breve cadastro. As aulas são ministradas pelos professores Daniel Ferretto (Matemática), André Coelho (Física) e Michel Arthaud (Química), onde os docentes explicam os conceitos de suas respectivas matérias, para que os estudantes possam compreender e avançar na revisão para as provas.

Com mais de 20 horas de aulas, a plataforma oferece aos estudantes uma extensa carga horária de conteúdo educacional, além de centenas de exercícios para que os alunos coloquem em prática o que foi aprendido. Complementando esse conjunto de recursos, o canal também oferece materiais gráficos de alta qualidade, que auxiliam na visualização e compreensão dos conceitos abordados nas disciplinas.

“É um conteúdo 100% gratuito e rico em informações e que vão acrescentar à vida acadêmica e à preparação dos candidatos. Diversos alunos concluíram o Ensino Médio de forma remota, e isso pode ter impactado em seu desempenho – seja por acesso limitado à internet ou falta de informação. E, pensando nisso, a plataforma criou um novo método de ensino: os cursos online. As aulas estão disponíveis em vídeo, facilitando o aprendizado e permitindo que os alunos estudem no seu próprio ritmo, e no horário que puderem”, explica Daniel Ferretto, que é fundador da Plataforma Ferretto e o maior influenciador de Matemática da América Latina, com mais de 3 milhões de seguidores em seu canal no Youtube.

São mais de 50 aulas, onde os cursos abordam os conteúdos de forma detalhada, utilizando exemplos práticos e exercícios que visam fortalecer a compreensão dos estudantes.

Matérias de Exatas são mais difíceis?

É bastante comum ter dificuldade para acompanhar as matérias consideradas as “mais difíceis”. De acordo com o último levantamento do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) – estudo internacional feito pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – em 2018, quase metade dos alunos brasileiros (43,2%) teve um desempenho ruim nessas disciplinas, sendo a Matemática a que apresentou pior resultado.

Mesmo que as matérias de Exatas sejam frequentemente consideradas como “vilãs” por muitos estudantes, levando-os a acreditar que essas disciplinas são “impossíveis” de serem aprendidas, elas estão longe de serem algo complexo demais.

Conhecer bem a parte conceitual e entender a teoria é fundamental para conseguir entender o que está sendo cobrado, inclusive em questões que envolvem contas. “Estudar primeiramente os temas básicos de Matemática, Física e Química, para depois passar para os mais complexos, é uma boa tática. Além disso, é importante fazer simulados com a mesma quantidade de questões e tempo definido”, recomenda Ferretto.

Sobre a Plataforma Professor FerrettoA plataforma é uma das maiores do país no segmento e tem o objetivo de oferecer um ensino de qualidade acessível aos jovens. Atualmente, conta com mais de 50 mil estudantes em todo o país, que se preparam para as provas do Enem e dos vestibulares mais importantes com aulas online. Por meio da plataforma, os candidatos podem fazer o seu próprio cronograma, sem sair de casa para estudar. Nesse espaço virtual, têm acesso a diversos materiais e um total de 12 professores das principais disciplinas, todos altamente qualificados e que uniram forças para ensinar, orientar e dar acesso aos conteúdos.

POR: Rita Moraes
Publicado em 26/08/2023