ConexãoIn


Como dar um toque praiano à sua decoração?

Para os amantes da natureza, a decoração praiana é uma alternativa perfeita para aliar elementos naturais e rústicos com estratégias sofisticadas para criar ambientes leves e aconchegantes. Afinal, quem não deseja transformar o próprio lar em um refúgio da rotina agitada? De acordo com a arquiteta Itana Lemos, a principal proposta dessa tendência é utilizar referências inspiradas no litoral, que podem ser aproveitadas não apenas em casas de praia, mas também por quem busca dar um toque relaxante e arejado ao lar. “É uma estratégia para converter ambientes frios em espaços calorosos e mais acolhedores”, destaca.  E se você também quer levar o clima de praia para a decoração de sua casa, confira as 6 dicas que a arquiteta reuniu sobre o tema:

A dica de Itana é apostar em itens que resgatem o contato com a natureza. “Tecidos naturais, de preferência orgânicos, como algodão e linho, combinam simplicidade e sofisticação aos ambientes, compondo um clima de aconchego e conforto. Vale aproveitar também matérias naturais como o bambu e o sisal, cortinas de fibras naturais, tapetes trançados, lustres pendentes e cestos de palha, que podem ser utilizados como cachepôs ou para organizar objetos. As almofadas são essenciais para deixar o espaço mais acolhedor, assim como móveis rústicos de madeira.

Como se trata de um estilo leve e fresco, que busca transmitir tranquilidade, vale optar por tonalidades claras e puras, principalmente nos revestimentos e bases decorativas, e compor o espaço com objetos e pontos de cor em tons suaves de amarelo, verde, azul e branco. Entre os tons neutros, se destacam o bege, o marrom ou o cinza, entre outros. Também é importante aproveitar bastante a luz natural, sempre que for possível. Os espelhos ajudam a transmitir a sensação de amplitude aos espaços e, para dar um toque mais aconchegante, podem ter uma moldura de fibra natural. As texturas são fundamentais na criação de um projeto de decoração, principalmente nos tecidos, tapetes, roupas de cama e objetos decorativos.

“Quando pensamos no estilo praiano, buscamos referência nos ambientes amplos e iluminados e com uma paleta de cores inspirada na própria natureza: a areia clarinha da praia, as conchas, o azul do mar e do céu. Dentro dessas cores, podemos compor um projeto mais moderno, rústico chic, boho ou até mesmo mais minimalista, a depender da identidade do cliente”, explica Itana.

Peças feitas à mão dão um toque perfeito nesse estilo decorativo. “Os objetos artísticos são importantíssimos para refletir a personalidade da pessoa na decoração, conferindo a cada projeto um visual único. Podem ser telas, pinturas, esculturas regionais, trançados feitos com macramé, lembranças de viagens; o mais importante é explorar a criatividade”, conta Itana que também desenvolve objetos de arte com design contemporâneo e matéria prima genuinamente brasileira, como sementes da Amazônia e galhos naturais.

“O contato com a natureza gera bem estar e nos impacta positivamente”, conta a arquiteta. Para dar um toque litorâneo, a dica é investir em plantas tropicais, como as diversas espécies de palmeiras, além das bromélias e a costela de adão. Vasos em tons de areia e com texturas complementam o ambiente com sofisticação. 

Para traduzir todos os desejos de uma pessoa na decoração, de forma harmônica e funcional, é fundamental contar com ajuda especializada. “O projeto de arquitetura e decoração reúne todas as soluções para aquele ambiente considerando as características, necessidades e gostos dos moradores e também o olhar treinado do profissional, que vai criar estratégias para aproveitar melhor o espaço e os recursos disponíveis”, avalia Itana.

 

Sobre Itana Lemos

Com expertise em projetos arquitetônicos de casas condominiais e atuação em diversas cidades da Bahia, Itana tem catalogados mais de 300 projetos nesse nicho. A arquiteta tem especialização em desenho de interiores em Barcelona e especialização em psicoarquitetura, com passagens em grandes escritórios de arquitetura, como Sidney Quintela. Já participou da mostra ‘Morar Mais por Menos Salvador’ com o projeto Loft do Artista, em homenagem a Carlinhos Brown. O Itana Lemos Arquitetos Associados, localizado em Santo Antônio de Jesus e com filial em Salvador, foi reconhecido como o melhor escritório de arquitetura da capital do recôncavo baiano, durante cinco anos consecutivos, pela premiação ‘Melhores do Ano’ da Associação Comercial de Santo Antônio de Jesus. Além disso, a empresária comanda o Maymone Arte, estúdio de obras de arte feitas à mão, com design contemporâneo e matérias primas totalmente naturais e genuinamente brasileiras. Veja mais no instagram: @itanalemosarquitetura

#Conexaoin 

#conectadocomanoticia

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 07/03/2022